Curitiba anda sobre o pedal

O ciclismo terá um fim de semana completo em Curitiba. Serão dois grandes eventos ligados ao pedal: uma prova competitiva e um passeio ciclístico. E tudo começou ontem à noite com o Circuito Extra Bike Brasil – 200 km de Curitiba, que teve como prova de abertura um circuito na região do Centro Cívico. O Extra Bike segue hoje com a etapa de estrada (100km no masculino e 42 no feminino) e à tarde com cinco provas de pista (bola de neve com dez voltas – masculino e feminino -, critério por eliminação – masculino -, critério por pontos, com 10km, e scratch – feminino), e se encerra amanhã, com outro circuito, mas desta vez no Alto da XV, com distâncias de 23km, no feminino, enquanto a versão masculina será de 60km.

Longa espera

A competição que inicialmente integrou o calendário da atual gestão municipal, só saiu do papel agora, com a entrada da empresa do ramo supermercadista para bancá-la.

“Eu e o Iverson (Ladewig, técnico da seleção brasileira de pista) montamos o projeto e o inserimos na programação da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) em 2001. Mas como não havia previsão orçamentária para a prova, ficamos aguardando. Somente este ano, quando o Extra entrou com apoio ao Passeio Ciclístico da Primavera, apresentamos o projeto e eles toparam bancar sua realização, foi que ela finalmente saiu do papel”, revelou o professor Adir Romeo, responsável técnico pelo Centro Esportivo Velódromo, e também técnico da seleção brasileira de ciclismo pista.

Ao todo a prova está reunindo os principais ciclistas do Brasil em Curitiba. São 83 atletas no masculino e outras 23 ciclistas no feminino. “É a primeira vez que teremos tantas mulheres pedalando no alto rendimento em Curitiba. Mas isso é importante, pois precisamos resgatar a força do ciclismo e as mulheres são fundamentais neste sentido”, aponta Adir.

Participarão da prova a Extra Caloi, de Suzano; Memorial, de Santos; DataRô, com os times de Curitiba e Blumenau; Baron Bikes entre outras equipes de ponta no Brasil.

Pela paz

Também amanhã, um passeio ciclístico, que vai reunir esportistas e crianças do Ciesc (Centro Integrado de Educação Sagrado Coração, que reúne quatro escolas), denominado “Gente Feliz Pedalando pela Paz”, cujo objetivo é arrecadar armas de brinquedo das cerca de cinco mil crianças que vão participar do evento, que serão trocadas por ingressos para assistir ao filme O Espanta Tubarão, no Cine Água Verde. A largada do passeio (9h30), será na Av. Visconde de Guarapuava, em frente à Igreja Santa Terezinha, com chegada no Museu Oscar Niemeyer, passando por boa parte do centro de Curitiba. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.ciesc.org.br. Cada participante que doar 1kg de alimento não perecível receberá um kit com camiseta, viseira e bandeirola do evento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo