Está confirmado o itinerário da Tocha Pan-Americana em Curitiba. A capital paranaense receberá a tocha no dia 3 de julho, uma terça-feira, quando faltarão apenas dez dias para o início dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (que acontecerão entre 13 e 29 de julho).

continua após a publicidade

Curitiba será a 34.ª cidade brasileira a receber a Tocha Pan-Americana. O revezamento começou no início do mês, no México, e já passou por cidades do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do País. Assim como em outras cidades, haverá uma programação especial para o dia, comandada pela Prefeitura municipal. ?Curitiba está se preparando para receber a tocha, que simboliza a força do esporte brasileiro e a integração dos povos. A vinda dela é importante também para dar visibilidade aos programas esportivos municipais?, disse o prefeito Beto Richa. A Prefeitura indicou alguns atletas da cidade para correr com a tocha – cada um dos 82 corredores percorrerá 400 metros. A lista completa ainda não foi divulgada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, mas já estão confirmadas as participações do atirador Marcos Olsen (quatro medalhas em Pan-Americanos), do nadador Felipe May Araújo (que vai disputar o Pan), dos técnicos de ciclismo Paulo Jamur e Mauro Ribeiro (como atletas, ambos disputaram os Jogos nas décadas de 80 e 90) e do diretor médico da Confederação Brasileira de Ginástica, Mário Namba (que também foi médico da Seleção Brasileira de Vôlei).

O trajeto da Tocha Pan-Americana em Curitiba começa no Jardim Botânico, às 11h30 do dia 3. Em cinco horas, passará por dezessete bairros (Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahú) em um percurso de 34 quilômetros que passará também pelos principais pontos turísticos da cidade. O encerramento da festa está marcado para as 16h30, na praça Santos Andrade.

Professora triatleta conduz tocha em Curitiba

continua após a publicidade

Nelson Comel

A triatleta e professora das Academias FIT Premium Daniele Silvares
Martins vai conduzir a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos a
convite do Ministério do Esporte, no dia 3 de julho, em Curitiba,
durante as solenidades que antecedem a realização do evento. Daniele
Silvares foi indicada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por meio da
Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, da qual a atleta faz
parte através do programa Bolsa Atleta.

continua após a publicidade

Reconhecida como
revelação dentro da nova geração do triatlon, entre as conquistas da
triatleta estão o Campeonato Brasileiro de Duatlon de 2006, na
categoria 25 a 29 anos, e o 6.º lugar da sua categoria e o 11.º na
classificação geral no Mundial do Canadá, em 2006, sendo a brasileira
mais bem colocada.