Nos seus 40 anos de realizações ininterruptas, o “Peladão/Tribuna” tem muitas histórias e um rosário de curiosidades. Ao longo destas últimas quatro décadas, o “Peladão” realizou milhares de partidas, envolvendo algumas dezenas de milhares de atletas. É natural, pois, que muitos fatos foram marcantes e devidamente registrados no esporte curitibano e paranaense.
Através desses anos todos, sob o comando do jornal da galera, passaram pelo campeonato equipe de toda a região metropolitana e do litoral, principalmente. Nesta edição vamos relacionar todos os campeões gerais dos últimos quarenta anos, os que mais títulos conquistaram, e uma curiosidade que marcou o período de 1971 a 1975, quando do 2.º ao 6.º “Peladão”.
Protetora dos Antigos
A curiosidade que vamos destacar hoje, foi a participação da esquadra da Associação Protetora dos Antigos, cuja presença foi notável entre 1971 e 1975.
Hoje, faltando apenas dez dias para o encerramento das inscrições do 41.º Peladão, vamos destacar uma equipe que, sem nunca ter sido campeã naquele período, registrou seu nome nos anais do “Peladão/Tribuna”, como uma das mais criativas e alegres de todos os tempos.
Estamos lembrando da Associação Protetora dos Antigos, cujos atletas, hoje, são mais que “sessentões”.
Esse time nasceu lá pelas bandas dos bairros Seminário, Campina do Siqueira, São Braz, Campo Comprido e alhures.
O time participou do 2.º ao 6.º campeonato, de 1971 a 1975. Naquela época, o “Peladão/Tribuna” era sempre inaugurado com um grande desfile dos times inscritos.
Pois bem. Em 1971, a Associação Protetora dos Antigos foi a grande campeã dos desfile!
Sua delegação participou do desfile, com seus atletas e dirigentes transportados por duas carroças, puxadas por parelhas de cavalos devidamente enfeitados.
Os atletas com uniformes exóticos, cuja principal característica eram os calções que, até bem abaixo dos joelhos, na altura das canelas, eram sustentados por suspensórios.
Um grande e alegre time que deixou saudades e é sempre lembrado nas rodas dos peladeiros mais antigos!
Os mais laudeados
Os times que mais vezes conquistaram o título máximo do “Peladão/Tribuna”, com a obtenção de bi, tri, tetra, penta e até octa campeões são a EOEIG/Base Aérea de Curitiba, Os Impossíveis, Associação Atlética Gralha azul (feminino), Panelão da Vila Fani, Vila Sofia FC, Sindasp, Caramuru, Zebrão/Udex, Rio Branco e Paraguai, os dois de Paranaguá, Novo Operário, Hotel Royal/Moon Light, e muitos outros. (Confira a relação noutro local desta mesma página).
Inscrições continuam
Enquanto isso, as inscrições para o “Peladão 2010”, continuam abertas e poderão ser feitas até o próximo dia 16. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser retirados (distribuição gratuita) nos seguintes locais: lojas da Fanel Sport na Rua Saldanha Marinho, 148 (Centro), na Rua México, 842 (Bacacheri) e na Rua Leopoldo Belczak, 1536 (Capão da Imbúia). Também no Parque Peladeiro (Vila Solitude) e na Rua Carlos de Carvalho, 2419 (Bigorrilho). Outras informações podem ser solicitadas e obtidas pelos telefones (41) 3242-4485 (Comel), ou 3361-2331 e 8863-2435 (Jorge).
Atenção Suécia/ Almirante Tamandar&eacut,e;
Solicitamos ao representante da equipe Suécia/Almirante Tamandaré, nos envie a fotos da equipe para publicação. Infelizmente, a foto enviada chegou via e-mail sem qualidade.