Cuca negociou contrató até a madrugada de ontem e vai dirigir o Paraná Clube. |
Apesar da contratação de Cuca para o comando técnico do time, o projeto do Paraná Clube para o campeonato brasileiro de 2003 só começa, de fato, após as folias do rei Momo. Antes mesmo de definir o nome do novo treinador, a diretoria já havia decidido dar folga aos jogadores no período do Carnaval. Deste modo, Cuca só será apresentado ao elenco na quarta-feira de Cinzas.
E ele chegará trazendo novidades. De antemão, Cuca já definiu o número ideal de atletas para o seu trabalho, que deve ter deixado a diretoria bastante satisfeita no ponto de vista financeiro. “O meu ideal de elenco é trabalhar com 25 jogadores”, disse. Como hoje o Paraná conta com 32 jogadores, pode ser que a lista de dispensa suba de cinco para dez atletas, uma vez que é notória a necessidade de contratar alguns reforços para a disputa do nacional. “Não há como negar que existem carências no time do Paraná. A partir de quarta vamos nos reunir com a diretoria para traçar as metas de reestruturação do elenco”, diz, sem esconder, entretanto, a confiança em alguns atletas do time. “Tive a oportunidade de assistir a alguns jogos do estadual e há atletas de destaque. Só precisamos reforçar um pouco mais.”
A intenção de contratar alguns reforços, mesmo que dentro do apertado orçamento do clube, tem como justificativa o projeto de Cuca para o tricolor neste Brasileirão. “Não aceito essa história de brigar para não cair. Vamos lutar para ficar entre os oito e garantirmos uma vaga na sul-americana”, sonha.
Esta é a melhor oportunidade de Cuca até hoje em sua carreira como treinador. Como atleta, ele fez sucesso no Pinheiros, que o revelou, no Coritiba e no Grêmio, time que o projetou por todo o Brasil. A empreitada como treinador teve início em 98, no modesto Uberlândia. Depois, Cuca comandou Avaí, Brasil de Pelotas, Internacional de Limeira, Remo, Internacional de Lages, Gama e, por fim, o Criciúma, na Copa Sul-Minas do ano passado. “Será a minha primeira disputa, como treinador, de uma primeira divisão de campeonato brasileiro. Esse desafio é muito estimulante.”
Na competição nacional, o tricolor estréia com ninguém menos que o Santos, atual campeão brasileiro, na Vila Belmiro. nada que assuste o obstinado Cuca. “O raciocínio é simples. Vamos ter que enfrentar todos os times, mais cedo ou mais tarde. Por isso, temos que pensar em nós, em acertar o time para ser competitivo contra quem quer que seja. A única promessa que faço é de muito trabalho.”