Marquinhos volta à meia-cancha. |
O Paraná Clube corre atrás de sua terceira vitória no Brasileirão, hoje, às 17 horas, frente ao Bahia, no Pinheirão. Com mais três pontos, além de assegurar a manutenção dos 100% de aproveitamento jogando em seu território, o Tricolor também consolidaria a quarta colocação, independente de outros resultados.
O técnico Cuca promete um time ainda mais ofensivo com a presença de Dennys. Até aqui, o torcedor paranista que foi ao estádio não teve do que reclamar: foram duas vitórias e seis gols marcados.
O garoto Dennys retorna ao time após vinte dias a serviço da seleção brasileira sub-18. Quem desfalca o Paraná é Fernandinho, vetado pelo departamento médico. Outra alteração no meio-de-campo é a volta de Marquinhos. Como Fernando Miguel cumpre suspensão automática, Émerson – que já atuou no Rio de Janeiro – está mantido. Com Marquinhos e Dennys, Cuca projeta um time criativo, recuperando o estilo de jogo das partidas anteriores e que não foi aplicado diante do Fluminense.
O Bahia soma apenas quatro pontos, mas Cuca espera uma alta dose de dificuldades no jogo de hoje. Fez questão de ressaltar a qualidade do adversário, “que possui um conjunto forte e competitivo”. Zagueiros e volantes foram orientados para evitar faltas próximas à área, pois o time baiano conta com a eficiência de Preto em lances de bola parada. Contra o Vasco, pela Copa do Brasil, as principais jogadas do Bahia foram em finalizações do volante paranaense (Preto é natural de Cascavel).
Flávio e Preto estiveram juntos no Atlético Paranaense, ano passado. “Ele tem um chute muito perigoso. Mas, estamos atentos com o conjunto do Bahia”, disse Flávio. Os atacantes Paulo Sérgio e Nonato também serão vigiados de perto pelos zagueiros, pois são atacantes com ótimo poder de conclusão. “Não há jogo fácil neste Brasileiro. Temos que ditar o ritmo do jogo e agredir o Bahia. Mas, com a dose certa de cautela”, afirmou Émerson.
Durante toda a semana, a comissão técnica cuidou da recuperação física do grupo. “Às vezes, o repouso é o melhor treinamento”, reconheceu Cuca. Como o Tricolor vinha de três jogos desgastantes -em apenas uma semana – a carga de treinos foi sensivelmente reduzida e se deu ênfase aos trabalhos táticos visando minimizar erros e melhorar o aproveitamento em passes e cobranças de faltas.
O Paraná deve anunciar hoje a contratação do lateral Valentim, do Botafogo de Ribeirão Preto.
Valentim é o lateral-direito
Faltam apenas alguns detalhes, mas até segunda-feira o Paraná Clube deve acertar a contratação do lateral-direito Valentim. O jogador já trabalhou com o técnico Cuca no Paysandu. O último clube do ala foi o Botafogo de Ribeirão Preto, no campeonato paulista deste ano. A negociação está adiantada – questões financeiras já estão acertadas – e o clube aguarda a presença de Valentim para os exames médicos a assinatura do contrato, por empréstimo, até o fim do ano. O lateral não renovou seu contrato com o Botinha, após o término do Paulistão. Esteve nos planos do Remo, mas a proposta do Paraná foi mais vantajosa.
A vinda de mais um lateral vinha sendo um pedido insistente de Cuca, pois no atual grupo ele conta somente com Milton. “Nunca escondi que a idéia é dispor de pelo menos dois jogadores por posição”, disse o treinador. O Tricolor ainda busca um meia e um atacante para “fechar” seu elenco. “Estamos trabalhando no sentido de qualificar o grupo, mas com os pés no chão. Não adianta só trazer e inflacionar nossa folha. Estamos sendo rigorosos tanto na avaliação técnica e pessoal, como na questão financeira”, disse o vice de futebol José Domingos.
Bobô acha que Bahia vai embalar
AE
Depois da virada em cima do Vasco na quarta-feira passada, quando o Bahia venceu por 2 a 1 na Copa do Brasil, o técnico Bobô acredita que agora a sua equipe vai embalar. “Os jogadores vão continuar buscando sempre melhores resultados”, disse aliviado pela diminuição da pressão dos torcedores que até a partida contra o Vasco pediam a cabeça do técnico.
Para a partida contra o Paraná, hoje, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro, Bobô não vai poder contar com meia Jair, destaque da equipe expulso na partida anterior. Ramos deve substitui-lo.
Na zaga, Valdomiro tem chance de retornar à equipe: é que o Carlinhos foi expulso na primeira partida contra o Vasco e não vai poder atuar na quarta-feira. Bobô pensa em escalar Valdomiro contra o Paraná para entrosá-lo na equipe, pois o utilizará na decisão contra o Vasco.