Um dia depois de Ronaldinho Gaúcho fazer seu primeiro treino recuperado de lesão muscular, o técnico Cuca afirmou que o craque do Atlético Mineiro ainda não tem escalação garantida no time titular no Mundial de Clubes. O jogador não treinava há exatos dois meses porque havia sofrido uma contusão preocupante na coxa esquerda e corria o risco até de não ir ao Marrocos.
“Quando perdemos o Ronaldo, montamos uma maneira diferente de jogar e estamos jogando muito bem. Adaptamos o Tardelli muito bem nessa função. Hoje para você ter o Ronaldinho de volta você tem que tirar um. O Ronaldinho clinicamente está curado, mas não é só esse aspecto o definitivo. Tem o aspecto físico, ritmo de jogo e o aspecto técnico…”, lembrou Cuca.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, Cuca, porém, confirmou um jogador no time titular no Mundial. É o volante Lucas Cândido, revelado nas categorias de base, que vai ocupar a lateral-esquerda, posição vaga depois que Richarlyson se machucou.
Na outra extremidade do campo, Cuca defendeu Marcos Rocha lembrando que o lateral-direito, ainda que tenha deficiências defensivas, vai muito bem no ataque. “O custo benefício vale muito a pena. Ele é o cara que mais posse de bola tem no time. Quem mais toca na bola é o Marcos Rocha. Ele é um jogador fundamental para nós.”
O treinador também analisou o Bayern de Munique, provável adversário na final, mas lembrou que o Atlético precisa tomar cuidado com o caminho. Sobre o time alemão, indicou que prefere ver o Pep Guardiola escalando a equipe campeã da Europa com Mandzukic como homem de área. “Quando jogam sem centroavante é pior para o adversário, porque os extremos (pontas) fazem a diagonal bem feita. Você fica com dois zagueiros sobrando e um a menos no meio-campo”, explicou Cuca.
Mas ele lembrou que a vaga na final não está assegurada. E, para isso, recordou o Internacional. “O Inter é o exemplo perfeito para nós. Tanto por vencer o Barcelona quanto por ter perdido do Mazembe. Nada é fácil, mas nada é impossível. Não tem como não dizer que o Bayern, ao lado do Barcelona, é o melhor do mundo. Mas é um jogo, não um campeonato”, disse o esperançoso Cuca.