Com a vitória sobre o Atlético-PR, no Maracanã, o Fluminense chegou a 39 pontos, e está a apenas dois do Botafogo na luta contra o rebaixamento para a Série B em 2010. Mas para o treinador Cuca, a disputa para não cair está longe resumir-se a um duelo entre os clubes cariocas – ele cita outros três rivais que também precisam se preocupar com a queda.
“O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado. Não é somente o Botafogo que disputa a vaga com a gente. O Santos tem 45 pontos, o Coritiba tem 44 e o Atlético-PR, 43. Todos têm jogos duros também. O Atlético Paranaense, por exemplo, tem confronto direto com o Botafogo e ainda enfrenta o Cruzeiro e o Barueri”, disse o treinador do Fluminense.
Segundo Cuca, o Fluminense pode escapar do rebaixamento mesmo que não vença todas as suas três partidas restantes, contra Sport, Vitória e Coritiba. “Teremos três pedreiras pela frente. Talvez com duas vitórias e um empate seja suficiente”, avaliou o comandante do time das Laranjeiras.
“Hoje temos uma chance maior do que há algumas rodadas, mas nossa situação continua complicada. No dia 6 de dezembro, quando olharmos para trás, temos tudo para ficar orgulhosos”, disse o treinador, que viu o time ocupar a última posição durante grande parte do campeonato, mas emplacou uma série de quatro vitórias consecutivas na competição.