Apareceu o time – ou melhor – apareceram os times. Quando se esperava que o técnico Cuca definisse hoje o time que enfrenta o São Paulo amanhã, às 18h10, no Morumbi, ele ganhou uma dúvida. São duas opções para enfrentar o Tricolor: a primeira é a esperada, com três zagueiros e Reginaldo Nascimento pela esquerda; a segunda é a surpresa, com Tiago no ataque e o capitão alviverde como primeiro volante. Definição? Somente momentos antes da partida.
Ao sair do treino tático, realizado no Couto Pereira, Cuca estava satisfeito com o rendimento do time nos dois tempos. "Gostei muito do que vi na primeira etapa, uma equipe bem postada e com muita qualidade. E na segunda, com força, agressividade e uma composição dos armadores", comentou o treinador alviverde. "Eu tenho duas situações trabalhadas e que podem entrar em campo", completou.
Isto porque o sistema usado na segunda parte do treino, atuando em um 4-4-2, deixou o técnico com dúvidas. Ele retirou Reginaldo Vital e colocou o centroavante Tiago. "É uma possibilidade de contar com uma referência na área", explicou Cuca. Ele orientou Alexandre e Jackson a acompanhar os laterais, para cuidar da marcação. "Nós temos que ter esta posição, porque é um sistema mais vulnerável. Ao mesmo tempo, temos o Nascimento no meio-campo", justificou o treinador.
A outra formação tenta evitar esta vulnerabilidade. Com a formação mais conhecida, ele tenta cuidar principalmente das alas. "Do outro lado, tem o Cicinho e o Júnior, e os dois trabalham muito no ataque. Então, poderíamos ter o Rafinha e o Ricardinho fazendo uma disputa direta com eles", afirmou. Além disso, ele espera dos dois jogadores a atuação como armadores. "Quero eles sendo meio-campistas, pois é assim que eu gosto de contar com os alas".
Para os dois, é até melhor. "Por mim, eu posso tanto jogar como lateral quanto como ala. Mas nesta posição a gente tem mais liberdade", disse Ricardinho. O fato de ambos já terem atuado no meio-de-campo animou Cuca. "Isso é bom. Eles já fizeram isso tanto no time júnior quanto no profissional", festejou o treinador, que confirmou que esperará a definição do São Paulo para confirmar o Coxa.
Com as duas situações, Cuca preferiu guardar a definição para amanhã. Mas a provável formação para enfrentar o São Paulo conta com Fernando; Miranda, Flávio e Reginaldo Nascimento; Rafinha, Luís Carlos Capixaba, Reginaldo Vital, Jackson e Ricardinho; Alexandre e Marciano.
Um zagueiro bem convicto
"Eu estou jogando em uma posição que eu gosto". Por mais que Reginaldo Nascimento queira se manter sereno, ele está satisfeito com o "novo" posicionamento. O capitão coxa volta três anos, e lembra de Paulo Bonamigo ao constatar que deve retornar à terceira posição da defesa, mais pela esquerda. E, se não jogar ali, será – enfim – volante.
Quando deixou o Couto Pereira, Nascimento brincou com os repórteres. "Eu não vou nem falar dessas coisas de posicionamento. Só falo depois do Cuca falar", disse. "Mas acho que nós vamos de três zagueiros. E eu sou um deles", confirmou, satisfeito.
A primeira vez que o capitão alviverde atuou nesta função foi em 2002. "Não tem nenhum segredo, é uma posição que eu gosto de jogar. Eu não sou mais o último zagueiro e faço algo que estou acostumado a fazer", resumiu ele, que ficará ao lado de Miranda e Flávio.