Barueri – Cuba conquistou ontem uma vitória significativa no mundial feminino de basquete diante das francesas, em Barueri. Com o placar de 78×73, as caribenhas ganharam confiança para as oitavas-de-final, que começam amanhã.
A vitória foi dedicada ao presidente Fidel Castro, que se recupera de uma cirurgia no intestino, realizada em julho. ?Todas nós temos Fidel como ídolo, e espero que essa vitória colabore com sua recuperação?, disse Yayma Boulet, a principal pontuadora cubana no mundial – segunda cestinha, com a média de 23,3 pontos por jogo.
A atleta, de 23 anos e 1,90m, garante que a equipe tem acompanhado o estado de saúde de Fidel, que chegou a perder 18 quilos. ?Ele preza muito pelo basquete. Na verdade, o esporte é tudo para Fidel. Infelizmente não falamos diretamente com ele.?
A pivô evitou falar sobre atletas que deixam o país e depois não querem mais voltar a Cuba. ?Isso não acontece no basquete e não vem ao caso?, desconversou. Boulet se entusiasmou ao falar da vitória sobre as francesas. ?Nosso time é muito jovem, perdeu jogadoras importantes e por isso que o nível caiu um pouco. Mas estamos todas muito felizes com o jogo de hoje (quinta)?, comemorou.
?Agora teremos pela frente fortes equipes: Estados Unidos, Rússia e China. Eu estou muito feliz pela atuação do meu time porque somos um grupo jovem e que está aprendendo muita coisa?, finalizou Acosta.
Outros jogos de ontem: Lituânia 74×63 Senegal e Estados Unidos 90×80 Rússia.