Cuba ganhou 23 medalhas em campeonatos mundiais em 2007, sendo oito de ouro, e se manteve como a principal potência esportiva latino-americana no Pan do Rio, apesar das limitações econômicas e das deserções de atletas nessa fase de preparação para as Olimpíadas de Pequim, em agosto.

continua após a publicidade

A ilha de onze milhões de habitantes só ficou atrás dos Estados Unidos no Pan, com 59 medalhas de ouro, 35 de prata e 41 de bronze, mas a vice-liderança esteve ameaçada pelo anfitrião Brasil (52 ouros, 40 pratas e 66 bronzes).

Os cubanos sofreram uma grande decepção com a derrota para os EUA na decisão, em Taiwan, na Copa Mundial de Beisebol, a grande paixão nacional. Antes disso, a seleção cubana acumulava nove títulos consecutivos, do Mundial de Cuba/84 até a Holanda/05.

A poucos meses das Olimpíadas, Cuba ainda faz mistério sobre sua modalidade ?vitrine?, o boxe, responsável por mais da metade das medalhas olímpicas da história do país.

continua após a publicidade

A ilha ganhou cinco ouros no Pan na categoria, mas perdeu suas duas maiores estrelas, o bicampeão olímpico Guilhermo Rigondeaux (da categoria até 54kg) e o campeão mundial Erislandi Lara (até 69kg), que tentaram desertar no Brasil e acabaram repatriados para Cuba, mas afastados da seleção.

Em agosto, supostamente para evitar mais deserções, Cuba desistiu de participar do mundial amador de Chicago, primeiro torneio classificatório para as Olimpíadas.

continua após a publicidade

A expectativa é classificar pugilistas nas onze categorias nos pré-olímpicos zonais de Trinidad e Tobago (março) e Guatemala (abril).

No atletismo, o técnico da seleção nacional, Santiago Antúnez, aposta especialmente em jovens como Dayron Robles (110 metros com barreiras) e Yargelis Savigne (campeã mundial do salto triplo).

No judô, despontam como possíveis favoritos Driulis González, ouro no Pan e no mundial na categoria até 63kg, e Mijall López, categoria até 120kg, ouro no Mundial de Baku (Azerbaijão).

Em outras modalidades, destaque também para a ciclista de pista Yumari González e o halterofilista Yohandrys Hernández.