Buenos Aires (Lancepress!) – Os membros do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) vão se reunir hoje, em Buenos Aires, para tratar de vários assuntos importantes para o futebol do continente. Um dos assuntos que será tratado nesta reunião é a fórmula de disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Ao que tudo indica o torneio será disputado em três anos, com seis partidas por temporada, com o sistema de todos contra todos, em turno e returno.

Outras duas hipóteses também são cogitadas, porém pouco cotadas: a manutenção do atual sistema de disputa, em apenas dois anos, ou a Copa América de 2004 servindo de seletiva para o Mundial.

“As Eliminatórias deverão ser jogadas em três anos para facilitar o maior entendimento com os clubes europeus. Quase todos os presidentes de federações apoiam esta idéia”, afirmou Reinaldo Sánchez, presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP).

Até agora já manifestaram apoio as Eliminatórias em três anos os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Chegou a haver um movimento entre os países, tentando fazer voltar a fórmula antiga, com a divisão de grupos, mas não encontrou muita repercussão. Esta corrente tem apoio principalmente dos clubes, que não passariam tanto tempo sem contar com seus principais astros.

Mas a tendência mesmo é a manutenção do sistema vigente.

Panamericana

Na reunião também será discutida a disputa da Copa Panamericana, que só deverá ser realizada em 2003. A competição será criada com o objetivo de substituir a Copa Mercosul. O torneio não deverá ser disputado este ano porque os clubes brasileiros não parecem dispostos a jogá-lo, o que afastou o interesse de emissoras de televisão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade