O Cruzeiro derrotou o Botafogo neste domingo, por 1 a 0, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmou o bom rendimento na sequência de três partidas em casa. A equipe, que superou Goiás e o Atlético-MG nos dois últimos jogos, venceu pela terceira vez seguida no Mineirão e ocupa a 7ª colocação, com 45 pontos. Já o Botafogo permanece com 32 pontos e continua próximo da zona de rebaixamento, na 16.ª posição.
Com a vitória, o Cruzeiro mantém viva a esperança de conseguir uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano – está a quatro pontos do São Paulo, quarto colocado.
Os atacantes Kléber e Wellington Paulista, o zagueiro Leonardo Silva e o lateral Gilberto desfalcaram os mandantes neste domingo. Mas o Botafogo também não contou com os dois zagueiros titulares, Juninho e Wellington, além do volante Léo Silva, que pertence ao Cruzeiro e foi impedido de jogar por uma cláusula contratual.
Aproveitando a pressão da torcida, os donos da casa mandaram na partida no primeiro tempo e só não abriram o placar por causa da boa atuação do goleiro Jefferson. O gol do Cruzeiro saiu apenas aos 17 minutos da etapa final, com Thiago Ribeiro. O atacante recebeu lançamento de Jonathan pela direita, entre a zaga botafoguense, e bateu no canto.
Aos 30 minutos do segundo tempo, o atacante Soares, que havia entrado no lugar do equatoriano Guerrón, trombou no ar com Batista e caiu desacordado. Ele chegou a voltar para o jogo, mas desmaiou mais uma vez e teve que ser levado para o hospital.
O Cruzeiro ficou com um jogador a menos após a saída de Soares – o técnico Adilson Batista já havia feito as três substituições – e diminuiu o forte ritmo. No final da partida, o Botafogo chegou a pressionar em busca do empate, mas não conseguiu superar o goleiro Fábio.
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrentará o Corinthians fora de casa, enquanto o Botafogo faz o clássico contra o Flamengo no Engenhão.
Ficha Técnica:
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo
Cruzeiro – Fábio; Thiago Heleno, Caçapa e Gil; Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique (Fabinho), Leandro Lima (Fernandinho) e Diego Renan; Guerrón (Soares) e Thiago Ribeiro. Técnico – Adilson Batista.
Botafogo – Jefferson; Alessandro, Teco, Emerson e Diego (Rodrigo Dantas); Leandro Guerreiro, Fahel (Batista) e Lúcio Flávio; Jóbson, Victor Simões (Reinaldo) e André Lima. Técnico – Estevam Soares.
Gol – Thiago Ribeiro, aos 17 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Leonardo Gaciba da Silva (RS/Fifa).
Cartões amarelos – Marquinhos Paraná, Fernandinho, Guerrón, Jóbson e Batista.
Renda – R$ 415.258,81.
Público – 28.504 pagantes.
Estádio – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).