Sem muito esforço, o Cruzeiro derrotou o lanterna Guaraní por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Com a vitória fora de casa, pela quinta rodada da Libertadores, o time mineiro manteve a invencibilidade e a liderança isolada do Grupo 7, confirmando a sua classificação antecipada para as oitavas de final da competição.
O Cruzeiro entrou em campo já garantido nas oitavas de final da Libertadores. Um pouco antes do início do jogo em Assunção, o Estudiantes empatou com o Tolima por 1 a 1, em Ibagué, na Colômbia, e conquistou a sua vaga, assegurando também a classificação cruzeirense. Afinal, a igualdade em casa eliminou o time colombiano, que tinha sido o algoz do Corinthians na fase preliminar da competição.
Com os dois resultados desta quarta-feira, o Cruzeiro lidera com 13 pontos, seguido pelo Estudiantes, que tem 10. O Tolima aparece em terceiro lugar, com cinco, enquanto o Guaraní é o lanterna, ainda sem pontuar. No dia 13 de abril, os dois primeiros colocados se enfrentam na Argentina para ver quem termina na liderança da chave, mas, mesmo que seja derrotado, o time mineiro deve ficar na frente – tem uma enorme vantagem no saldo de gols (16 a 1).
Apesar de jogar fora de casa, o Cruzeiro dominou o jogo no primeiro tempo. Antes de abrir o placar, Thiago Ribeiro já tinha perdido uma grande chance aos oito minutos, quando o goleiro Joel Silva foi rápido e salvou o Guaraní. Mas aos 17 não teve jeito. Após bom lançamento de Roger, Wallyson cabeceou para Montillo, que rolou para Thiago Ribeiro, sozinho na área, marcar o gol cruzeirense.
Mesmo com a vantagem no placar, o Cruzeiro continuou dominando o jogo, chegando até com certa tranquilidade ao gol adversário. E só não fez mais um porque os seus jogadores desperdiçaram boas chances, principalmente com Wallyson e Montillo. O Guaraní, por sua vez, só ameaçou mesmo aos 41 minutos, quando Sosa acertou um bom chute de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro Fábio.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Cruzeiro manteve o domínio, explorando os contra-ataques e os buracos na defesa do Guaraní. Assim, foi criando seguidas chances para ampliar. Montillo, Wallyson, Roger e Gilberto tiveram oportunidade, todos sem sucesso. Mas o paraguaio Ortigoza, que tinha entrado no lugar de Thiago Ribeiro, não desperdiçou: aos 46 minutos, fez 2 a 0 e fechou o placar.
FICHA TÉCNICA:
Guaraní 0 x 2 Cruzeiro
Guaraní – Joel Silva; Filippini, Ithurralde (Carballo), Joel Benítez e Marecos; Sosa, De la Cruz, Paniagua e Jorge Mendoza (Hobecker); Julián Benítez e Ovelar (Escobar). Técnico: Félix Darío León.
Cruzeiro – Fabio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger (Everton) e Montillo; Wallyson (Wellington Paulista) e Thiago Ribeiro (Ortigoza). Técnico: Cuca.
Gols – Thiago Ribeiro, aos 17 minutos do primeiro tempo; Ortigoza, aos 46 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Enrique Osses (Chile).
Cartões amarelos – Roger, Escobar e Julián Benítez.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).