O Cruzeiro derrotou o Once Caldas por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Manizales, na Colômbia, e ficou muito perto da vaga nas quartas de final da Libertadores. Agora, o time mineiro pode empatar no jogo de volta, na próxima quarta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), para avançar.

continua após a publicidade

Mesmo na altitude da cidade colombiana de Manizales, que fica a 2.153 metros acima de nível do mar, o Cruzeiro conseguiu manter sua invencibilidade nesta edição da Libertadores – teve a melhor campanha da fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. E ficou em situação confortável no duelo das oitavas de final.

Sem poder contar com o atacante Thiago Ribeiro, contundido, o técnico Cuca promoveu nesta quarta-feira a estreia de Brandão, reforço que veio recentemente do Olympique de Marselha, da França. Ele formou dupla de ataque com Wallyson e participou das principais jogadas do Cruzeiro, mas não conseguiu fazer o gol.

continua após a publicidade

Outro titular que desfalcou o Cruzeiro foi o lateral-direito Pablo, também contundido. Para essa vaga, porém, Cuca optou pela entrada do volante Leandro Guerreiro, o que reforçou a marcação. Assim, o time mineiro teve uma formação mais segura na defesa, sem perder a força ofensiva que tem mostrado neste ano.

No primeiro tempo, a melhor chance de gol foi do Once Caldas. Aos 10 minutos, o atacante Moreno arriscou um chute de fora da área e acertou o travessão do goleiro Fábio. Do outro lado, o Cruzeiro até que encontrou espaço no campo de ataque, mas faltou concluir melhor as jogadas. Assim, o placar ficou mesmo no 0 a 0.

continua após a publicidade

Para o segundo tempo, Cuca mexeu no ataque do Cruzeiro para tentar aproveitar melhor os espaços na defesa do Once Caldas. Assim, Roger deu lugar para Everton e Brandão saiu para a entrada de Ortigoza. Com essas mudanças, o time mineiro teve forças para fazer os gols e conquistar a vitória na altitude de Manizales.

O primeiro gol saiu aos 27 minutos. No lance, o atacante paraguaio Ortigoza recebeu passe do meia argentino Montillo e foi até a linha de fundo para cruzar com precisão para o meio da área. Aí, o também atacante Wallyson, que estava sozinho, não precisou nem pular para cabecear e marcar para o time mineiro.

O Once Caldas ainda tentou reagir, desperdiçando boa chance com Moreno. Mas foi o Cruzeiro quem marcou novamente. Aos 38 minutos, Ortigoza foi lançado e tocou na saída do goleiro adversário, fazendo 2 a 0. Depois, já aos 43, o time colombiano ainda descontou com Núñez, mas não evitou a vitória cruzeirense.

FICHA TÉCNICA:

Once Caldas 1 x 2 Cruzeiro

Once Caldas – Martínez; Calle (Payoi), Amaya, Alexis Henríquez e Luis Núñez; Henao (González), Mirabaje (Micolta), Mejía e Carbonero; Rentería e Dayro Moreno. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Cruzeiro – Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Victorino e Gilberto (Vitor); Leandro Guerreiro, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Wallyson e Brandão (Ortigoza). Técnico: Cuca.

Gol – Wallyson, aos 27, Ortigoza, aos 38, e Núñez, aos 43 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Victor Hugo Carrillo (Fifa/Peru).

Cartão amarelo – Mirabaje, Mejía, Carbonero, Gilberto, Henrique e Montillo.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Palogrande, em Manizales (Colômbia).