O Cruzeiro conta com o meia Alex para chegar hoje à sua quinta final da Copa do Brasil. A principal estrela do time celeste não foi confirmada na partida contra o Goiás, mas participou ontem normalmente do treinamento tático realizado na Toca da Raposa. Segundo o médico Sérgio Freire, a contratura no músculo adutor da coxa direita que tirou o jogador da partida contra o Vitória, em Salvador, domingo, pelo campeonato brasileiro, já está cicatrizada. Apesar disso, sua escalação dependerá de um teste físico antes do jogo. Alex, contudo, confia que estará em campo. “Estou na expectativa de poder jogar.”
A ausência do meia no jogo do Barradão foi apontada como um dos motivos da má apresentação da equipe, que perdeu por 2 a 1 para o time baiano, encerrando uma invencibilidade de 36 jogos. O técnico Vanderlei Luxemburgo procurou rechaçar a idéia de vincular a derrota à ausência de Alex e preferiu direcionar a concentração da equipe para o jogo de hoje.
Apesar da situação confortável – o Cruzeiro venceu o primeiro confronto em Goiânia, por 3 a 2, e pode perder até por 1 a 0 ou 2 a 1 que garante uma vaga na final – o treinador recomenda cautela e procurou evitar o clima de “já ganhou”.
Campeão da Copa do Brasil em 1993, 1996 e 2000, e vice em 1998 o clube mineiro espera chegar à quinta decisão e ter a chance de alcançar o feito do Grêmio, que já conquistou quatro títulos da competição, disputada desde 1989.
Ficha técnica
Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Edu Dracena, Thiago e Leandro; Recife, Wendell, Sandro e Alex; Deivid e Aristizábal. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Goiás: Harley, Michel, Fabão, Alexandre e Leandro Smith; Josué, Marabá, Caíco e Auecione; Araújo e Dimba. Técnico: Cuca. Árbitro: Paulo César Oliveira (SP). Horário: 21h40. Local: Mineirão.
Improvisado, Fla busca vaga na decisão
Somente a classificação para a final da Copa do Brasil poderá apagar da memória dos torcedores a goleada imposta pelo Atlético-PR, na última rodada do brasileiro. Hoje, o Flamengo recebe o Sport, às 21h40, no Maracanã, precisando apenas de um empate para enfrentar o vencedor de Cruzeiro e Goiás, na decisão do título.
O técnico Nelsinho Baptista foi obrigado a improvisar na zaga. Fernando está machucado e André Bahia, suspenso. Com isso, só resta o veterano Váldson. Seu companheiro será o volante Fabiano Eller.
O capitão Gaúcho é o grande desfalque do Sport Recife para a partida de hoje. O time pernambucano precisa vencer por dois gols de diferença, já que perdeu o primeiro jogo, em casa, por 1 a 0. Suspenso, Gaúcho será substituído por Marcão. Em compensação, Hélio dos Anjos poderá contar com o retorno da dupla de atacantes -Adriano Chuva e Valdir Papel -que cumpriu suspensão. Embora tenha a obrigação de vencer por dois gols de diferença para assegurar a vaga na final, o time pernambucano está tranqüilo, de acordo com Hélio dos Anjos. Se vencer por 1 gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.
Ficha técnica
Flamengo: Júlio César; Luciano, Váldson, Fabiano Eller e Cássio; Fabinho, Jonatas, Fábio Baiano e Felipe; Jean e Edílson. Técnico: Nelsinho Baptista. Sport: Maizena; Carlinhos, Silvio Criciúma, Marcão e Juninho Goiano; Fernando César, Ataliba, Cléber e Nildo; Valdir Papel e Adriano Chuva. Técnico: Hélio dos Anjos. Árbitro: Sálvio Fagundes Filho (SP). Horário: 21h40. Local: Maracanã.