Cruzeiro e Paysandu fazem amanhã, às 16 h, no Estádio Castelão, em Fortaleza, a partida final da Copa dos Campeões. A equipe mineira entra em campo com a vantagem de levar o título com o empate. Aos paraenses só interessa a vitória. Para conquistar o título inédito o time comandado pelo técnico Givanildo Oliveira terá de vencer o Cruzeiro por diferença de dois gols ou repetir o placar inverso ao do primeiro jogo (2 a 1 a favor do Cruzeiro, em Belém) para a decisão ir para os pênaltis.

O Cruzeiro pode ser considerado o favorito ao título em razão da sua longa e histórica tradição de ganhar títulos. Porém, a equipe do Paysandu, que chega pela primeira vez a uma decisão tão importante, não pode ser desprezada. Na partida pelas semifinais poucos acreditaram no time do Pará e ele aplicou 3 a 1 no bom time do Palmeiras, dirigido pelo ex-treinador da Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo.

O técnico Marco Aurélio, do Cruzeiro, que fez questão de exaltar a atuação dos seus comandados no primeiro jogo, deverá repetir a escalação, pois não tem nenhum problema de ordem médica. Ele revelou só ter uma dúvida que é mais de ordem técnica: não sabe se escala no ataque Joãozinho ou Lucas, para jogar ao lado de Fábio Júnior.

Marco Aurélio chegou até a admitir que pode estar cometendo um equívoco, mas tempreferência por deixar Joãozinho para entrar no decorrer da partida. Joãozinho, filho do ex-ponta-esquerda Joãozinho, de uma época de glórias em que o Cruzeiro teve um grande time, está em grande fase e tem entrado nos segundos tempos das partidas tornando-se arma decisiva para as vitórias. Foi assim contra o Flamengo, nas semifinais, e na primeira partida das finais, contra o próprio Paysandu. A definição só deverá ser anunciada pelo treinador na véspera do jogo.

Esta será a primeira partida do Paysandu na Copa dos Campeões que ele jogará fora de seus domínios. O campeão paraense foi a única equipe que jogou todas as partidas em casa. O Cruzeiro tirou no último jogo uma invencibilidade do Paysandu de 26 partidas.

O volante Sandro é a dúvida de Givanildo para definir o time do Paysandu. O jogador sente dores na coxa esquerda e está na dependência de liberação dos médicos para se escalado. Givanildo não perdeu o entusiasmo com a derrota e continua acreditando na conquista do título inédito para o seu currículo e para a história da equipe do Pará. Trindade, para uma formação mais ofensiva, e Vânderson, se o técnico optar por um time mais forte na marcação, são as opções de Givanildo Oliveira.

Cruzeiro-MG x Paysandu-PA

Estádio Castelão, em Fortaleza

Horário: 16h

Árbitro: Paulo César de Oliveira – Fifa-SP

Cruzeiro: Jéfferson; Maicon, Luisão, Cris e Leandro; Augusto, Ricardinho, Vander e Jorge Wágner; Lucas (Joãozinho) e Fábio Júnior. Técnico: Marco Aurélio.

Paysandu: Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro (Trindade ou Vânderson), Rogerinho, Wélber e Jóbson; Albertinho e Vandick. Técnico: Givanildo Oliveira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade