Belo Horizonte – Cruzeiro e Juventude disputam, a partir das 19 horas de hoje, no Mineirão, o jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. Como venceu o primeiro duelo, em Caxias do Sul, por 3 a 1, os mineiros podem até perder por 2 a 0 ou por qualquer outro placar, desde que com a diferença de um gol, para continuarem na competição. Caso os gaúchos devolvam os 3 a 1 de quinze dias atrás, a vaga será decidida nos pênaltis.
O classificado pegará os argentinos do Vélez Sarsfield, na próxima fase. Embora seja uma partida decisiva, celestes e alviverdes mandarão a campo dois times absolutamente desconfigurados.
Devido às contusões e às transferências de jogadores importantes nos últimos dias, os técnicos Paulo César Gusmão, do Cruzeiro, e Sebastião Lazaroni, do Juventude, têm dificuldades
até para relacionar os reservas. Com tantas baixas, os treinadores tiveram que convocar todos os atletas em condições de jogo para completar o número permitido de 18 jogadores.
Sem Fred, Ruy, Marcos Aurélio e Gladstone, que trocaram a Toca da Raposa por outros clubes, Patrick, Marabá, Fábio Santos e Kerlon, lesionados, além de Maldonado, que serve a seleção do Chile, Gusmão não conseguiu sequer comandar um coletivo para definir a equipe que entrará em campo.
Nem mesmo o esquema tático foi anunciado pelo treinador. Entretanto é provável que o 3-5-2, adotado no primeiro jogo entre as duas equipes, há duas semanas, seja mantido. Embora sofra com a escassez de jogadores, o treinador deverá poupar alguns titulares.
O meia Kelly e o atacante Adriano Gabiru são fortes candidatos a um descanso.
Eles devem ser substituídos por Lopes e Diego, autor de dois gols em Caxias. O lateral-direito Maurinho, que cumpriu suspensão na última rodada do Brasileirão, e o zagueiro Marcelo Batatais, recuperado de uma lesão, deverão reforçar a equipe.
No Juventude, o jogo de hoje pode ser decisivo não apenas para o futuro do time na competição, mas também para a permanência do técnico Sebastião Lazaroni no cargo. Sua situação é ainda mais complicada, pois dos 18 atletas relacionados para o jogo, o meia Caíco e o lateral Magal, contundidos, apenas farão número no banco de reservas.Além disso, nesta semana, o treinador perdeu, de uma só vez, o goleiro Doni, os volantes Bruno Lança e Camazzola e o atacante Túlio Maravilha, negociados. Assim como Paulo César Gusmão, Lazaroni só anunciará a equipe gaúcha momentos antes da bola rolar.
Ficha técnica
Cruzeiro – Fábio, Moisés, Marcelo Batatais e Irineu; Maurinho, Diogo, Martinez, Lopes e Wagner; Diego e Adriano Louzada. Técnico: Paulo César Gusmão. Juventude – Tiago, Chicão, Antonio Carlos e Daniel; Marcão (Jardel), Juliano, Lauro, Tucho e Jaílson; Enílton e Josiel (Diego). Técnico: Sebastião Lazaroni. Árbitro: Sálvio Spínola (SP). Assistentes: Hilton Rodrigues (SP) e Ednílson Corona (SP). Local: Mineirão, Belo Horizonte. Horário: 19.