O Cruzeiro venceu o Figueirense por 4 a 3, neste domingo (21), e recuperou-se em busca do título do Campeonato Brasileiro. Jogando fora de casa, em, Florianópolis, a equipe mineira aproveitou-se das falhas do rival e teve como ponto forte a dupla de ataque, formada por Thiago Ribeiro e Guilherme.
Com o resultado, o clube mineiro afunda ainda mais a equipe catarinense, que estreou o técnico Mário Sérgio, mas nem assim conseguiu interromper a série de maus resultados, que agora chega a seis derrotas consecutivas.
Estreando sua nova dupla de ataque, o Cruzeiro começou a partida tocando a bola e esperando uma chance para penetrar na defesa rival. Aos 13 minutos, Thiago Ribeiro levou perigo pela primeira vez, mas o goleiro Wilson salvou a equipe catarinense.
No minuto seguinte, os mineiros atacaram novamente, e conseguiram o primeiro gol. Wagner chutou cruzado e Wilson rebateu para o meio da área. Guilherme, livre, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Em desvantagem no placar, o Figueirense partiu para o ataque, e passou a se abrir na defesa. Nos contra-ataques o Cruzeiro teve a chance de ampliar, mas desperdiçou boas oportunidades.
Foi então que, exatamente em um contra-ataque, o Figueirense empatou. Aos 26 minutos, Bruno Santos recebeu lançamento de Diogo na área, deu um corte que derrubou o lateral Jonathan no chão, e chutou sem chances para Fábio.
A reação do Cruzeiro não demorou. Dois minutos depois, aos 28, o volante Henrique aproveitou o rebote de um escanteio e, de primeira, voltou a colocar os mineiros na frente. Mas a equipe do técnico Adilson Batista novamente não soube aproveitar a vantagem. Aos 36 minutos, Bruno Santos cruzou na cabeça de Ramon que cabeceou para o chão. O goleiro Fábio enroscou-se com o quique da bola, que acabou entrando.
Na segunda etapa, as duas equipes continuaram partindo para o ataque, e o Figueirense teve ótima chance logo aos 3 minutos. Após saída de Fábio em Bruno Santos, a bola sobrou para Ramon, com o gol aberto, chutar para fora.
Dez minutos depois, o time catarinense não desperdiçou. Depois de mais uma jogada de Bruno Santos, a bola sobrou para Diogo, que chutou para colocar o Figueirense à frente pela primeira vez na partida.
Em desvantagem, o Cruzeiro voltou a atacar, sempre com Guilherme e Thiago Ribeiro como principais armas. E, diante da pior defesa do Campeonato Brasileiro, o time mineiro foi bem sucedido.
Aos 23 minutos, Thiago Ribeiro recebeu na entrada da pequena área. O atacante mostrou calma para livrar-se da defesa rival com o drible e chutar para marcar o gol de empate, o seu primeiro com a camisa do clube mineiro.
O gol da vitória veio em mais uma jogada de Thiago. Aos 33 minutos, o atacante chutou forte, o goleiro Wilson rebateu e Guilherme, mostrando oportunismo, tocou para dar números finais à partida.
O Cruzeiro, que agora soma 46 pontos, diminui para quatro a vantagem do líder Grêmio. Os mineiros voltam a campo no próximo domingo, contra o São Paulo, no Morumbi. O Figueirense, que está com 28 pontos, vai a Belo Horizonte, onde pega o Atlético-MG, no Mineirão.