O Cruzeiro comprovou o seu favoritismo e assegurou ontem, antecipadamente, a conquista do título do campeonato mineiro, ao golear a URT, por 4 a 0, em Patos de Minas. Faltando uma rodada para o término da competição, que este ano é disputada em turno único e por pontos corridos, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo chegou aos 29 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Atlético-MG, o segundo colocado, com 24 pontos. O Cruzeiro conquistou o 31.º troféu mineiro, o primeiro desde o tri de 1996/1997/1998.
A goleada cruzeirense começou a ser construída aos 18? da etapa inicial, quando o árbitro Álvaro de Azeredo Quelhas marcou pênalti do zagueiro Da Silva em Aristizábal, sob protestos dos jogadores e comissão técnica da equipe da casa. O atacante Deivid cobrou, fazendo 1 a 0. A bola furou a rede do Estádio Zama Maciel.
Ainda no primeiro tempo, aos 39?, Aristizábal ampliou para o Cruzeiro. O atacante colombiano aproveitou um cruzamento de Alex para, de cabeça, fazer 2 a 0. Principal destaque do Cruzeiro e da competição, o meia fez o terceiro gol do time azul a 3? do segundo tempo. Aos 18?, o lateral Maurinho fez o quarto gol cruzeirense, determinando o resultado final da partida.
Os jogadores dedicaram o título ao zagueiro Marcelo Batatais, que na última semana sofreu uma grave lesão e ficará afastado dos gramados por cerca de oito meses. A comemoração da delegação celeste no estádio se estenderia em uma carreata pela cidade de Patos de Minas.
Na última rodada do campeonato, no próximo domingo, o Cruzeiro enfrenta o Tupi, no Mineirão. Com nove vitórias e dois empates até o momento, a meta da equipe agora é conquistar o título invicta.
Outros quatro jogos completaram a rodada de ontem: América-MG 3 x 0 Rio Branco; Tupi 0 x 0 Social; Caldense 1 x 1 Villa Nova; Ipatinga 4 x 0 Guarani.
Ficha técnica
Local: Estádio Zama Maciel (Patos de Minas-MG). Árbitro: Álvaro Quelhas. Gols: Deivid, aos 19?, e Aristizábal, aos 39? do 1.º tempo; Alex, aos três e Maurinho, aos 18? do 2º. Cartão amarelo: Jussiê. Cartão vermelho: Mauro. Renda: R$ 48.039,00. Público: 6.021 pagantes. URT: Ricardo (Éder); Jairo, Da Silva, Rocha e Peris; Pedro Luís (Márcio Diogo), David Juliano, Marcelo Sá e Quaru; Valdo e Ditinho (Jefferson). Técnico: Amado Bucar. Cruzeiro: Gomes; Luisão (Jussiê), Edu Dracena e Thiago; Maurinho, Paulo Miranda (Augusto Recife), Martinez, Alex e Wendell; Deivid e Aristizábal (Mota). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.