A vitória por 2 a 0 sobre o Guaraní-PAR, conquistada na noite da última quarta-feira, em Assunção, assegurou ao Cruzeiro a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América. O resultado foi muito comemorado pelos jogadores e pelo técnico Cuca, pois garantiu tranquilidade ao time mineiro antes da partida contra o Estudiantes, no próximo dia 13, na Argentina, pela rodada final do Grupo 7 do torneio continental.

continua após a publicidade

O Cruzeiro está na liderança isolada da chave, com 13 pontos, enquanto o Estudiantes é o vice-líder, com dez, e também assegurou sua classificação ao empatar por 1 a 1 com o Deportes Tolima, na Colômbia, em outro jogo desta quarta-feira. O resultado eliminou o time colombiano, que soma apenas cinco pontos em cinco jogos. E, ao menos que não seja massacrado pelo Estudiantes, o Cruzeiro deverá fechar a primeira fase da Libertadores na liderança, pois tem enorme vantagem no saldo de gols sobre os argentinos (16 a 1).

“Criamos bastantes chances. Nossa equipe começou muito bem, mas depois ficou um pouco lenta e eles cresceram na partida pelos erros nossos. Mas futebol é assim, tem dia que não vai ser sempre goleada. Foi importante o resultado, que nos deixa com uma certa tranquilidade para o jogo contra o Estudiantes”, celebrou o volante Henrique, em declaração reproduzida pelo site oficial do Cruzeiro.

O goleiro Fábio, por sua vez, comemorou a boa atuação diante do rival paraguaio e a situação confortável garantida antes do duelo com o Estudiantes, goleado por 5 a 0 pelos cruzeirenses na estreia desta Libertadores.

continua após a publicidade

“Lutamos até o final e merecemos mais essa importante vitória. A gente viu que a equipe adversária tinha jogadores que não vinham atuando, que queriam demonstrar capacidade para o treinador e isso dificulta. Mas o importante era conseguir a vitória porque a gente sabe da dificuldade que vai ser esse último jogo contra o Estudiantes”, ressaltou.

Já o técnico Cuca festejou nesta quarta-feira a sua 30.ª vitória sob o comando do Cruzeiro, mas minimizou o mérito que tem pela marca. “Não é meu isso daí, eu transfiro direto para os jogadores. Lógico que a gente fica muito feliz, mas é um esporte coletivo. Eu faço parte de uma engrenagem e a principal engrenagem são eles no campo. Os parabéns que eu recebo, eu passo diretamente para meus jogadores”, disse o treinador.

continua após a publicidade

O comandante ainda destacou que o Cruzeiro triunfou diante do Guarani-PAR depois de ter encarado um jogo duro contra o América – vitória de virada por 3 a 2 no Campeonato Mineiro – e superado o desgaste de viagens de ônibus para Varginha e São Paulo antes de embarcar de avião rumo ao Paraguai.

“Não serve como desculpa, mas tivemos um jogo muito desgastante no fim de semana, um empenho, uma luta, uma dedicação, a 100 quilômetros por hora com o América. Houve ainda a viagem, que não é fácil. O calor úmido aqui (em Assunção) é muito diferente”, reforçou Cuca.