O Atlético já tem problemas suficientes para tentar sair da zica em que se encontra já há algum tempo. No sábado terá ainda que tentar parar o terceiro melhor ataque da competição, 46 gols, e de quebra, não deixar que o maranhense Guilherme, 20 anos, completados ontem, faça a festa em cima da combalida zaga do Rubro-Negro.
Com o gol marcado contra o Atlético-MG, que garantiu a vitória de 2 a 0 no clássico mineiro, e a segunda colocação na tabela do campeonato, Guilherme, agora com 16 gols, voltou a brigar pela artilharia do Brasileirão.
Coincidência ou não, o atacante da Raposa está apenas atrás de outros três ex-goleadores do próprio Furacão em temporadas passadas: Kléber Pereira, do Santos, 20 gols, Washington, do Fluminense, com 18, e Alex Mineiro, do Palmeiras, com 17.
Mas mesmo sendo um dos principais jogadores da campanha da Raposa no campeonato, o jovem atacante, natural de Imperatriz (MA), mas formado pelas categorias de base do Cruzeiro, ainda tenta se firmar no time. Após a vitória contra o rival Atético Mineiro, Guilherme foi enfático.
“Fundamental marcar novamente, deu para dar uma resposta para todos que me criticavam. O objetivo claro que é o título e hoje, mais do que nunca, a gente vai em busca dele”, disse o artilheiro, retrucando sobre o desempenho em partidas anteriores.
Porém o Furacão não terá vida fácil em casa. Se Guilherme for bem marcado, ou não estiver muito inspirado, o Cruzeiro mostrou que tem outros meios para furar as defesas adversárias. A diversificação de jogadas preparadas pelo treinador Adílson Batista já possibilitou que outros 13 atletas também balançassem as redes adversárias.
Não é também a toa que a Raposa tem o segundo melhor desempenho de finalizações na competição, com a média de 12,5 arremates ao gol inimigo por partida.
Outras preocupações
O melhor está com o São Paulo, 12,7 chutes ao gol adversário. É do Tricolor paulista, 4.º colocado, com 53 pontos, o ataque mais eficiente do Brasileirão, com 49 gols. O segundo é do Palmeiras, 3.º colocado, com 48. O Grêmio, líder, já marcou 46 vezes, o mesmo número do Cruzeiro.