O Cruzeiro assumiu, neste sábado, a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos, após derrotar o Sport por 3 a 2, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 34.ª rodada. Passou Flamengo e Internacional e agora, ironicamente, torce para que o rival Atlético Mineiro não deixe o time rubro-negro somar pontos no duelo entre ambos neste domingo.
Já o clube pernambucano praticamente decretou seu rebaixamento à Série B em 2010. Na lanterna com 30 pontos, o Sport precisa de um milagre para não cair. Tem de ganhar os quatro jogos restantes – inclusive o próximo contra o Palmeiras, que disputa o título, em São Paulo, na próxima quarta-feira – e torcer por tropeços de seus rivais (Fluminense, Náutico, Santo André e Botafogo)
O bom resultado do Cruzeiro não veio sem antes o time dar um susto em sua torcida. Os donos da casa abriram dois gols de vantagem – ambos do centroavante Wilson, aos 12 e aos 16 minutos. O jogo parecia decidido contra os mineiros. Não estava. O lanterna voltou a fazer das suas, abriu a defesa, teve dois jogadores expulsos (Andrade e Hamilton) e viu a virada.
O primeiro gol do Cruzeiro foi de Thiago Ribeiro, aos 20 minutos ainda do primeiro tempo. Na segunda etapa, aos 7, o zagueiro Leonardo Silva deixou tudo igual em uma cabeçada após cruzamento da esquerda. E o que já parecia ser lucro, acabou melhor ainda: o equatoriano Guerrón virou para os mineiros, aos 20.
O próximo compromisso cruzeirense será contra o Grêmio, no próximo sábado, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Ficha técnica
Sport 2 x 3 Cruzeiro
Sport – Magrão; Moacir, César, Durval e Fininho; Hamilton, Andrade, Fabiano
(Zé Antônio) e Adriano Pimenta (Isael); Wilson (Ciro) e Arce. Técnico: Péricles Chamusca.
Cruzeiro – Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan (Guerrón); Fabrício (Fabinho), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Athirson). Técnico: Adilson Batista.
Gols – Wilson, aos 2 e aos 16, e Thiago Ribeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo; Leonardo Silva, aos 7, e Guerrón, aos 20 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Fininho e Fabiano (Sport); Gil, Fabinho e Wellington Paulista (Cruzeiro).
Cartões vermelhos – Andrade e Hamilton (Sport).
Árbitro – Paulo Henrique Bezerra (SC).
Renda – R$ 27.230,00.
Público – 11.458 pagantes.
Local – Estádio da Ilha do Retiro, no Recife (PE).