Belo Horizonte – O Cruzeiro precisou de pouco mais de meia hora para vencer o Botafogo por 4×1, ontem, no Mineirão, e ficar entre os três melhores do Brasileirão, pela primeira vez. O alvinegro, por outro lado, pode, com a derrota, despencar na tabela de classificação.

continua após a publicidade

Fred, que marcou o primeiro e o quarto gols cruzeirenses, reassumiu a artilharia do torneio, ao lado de Alex Dias, com 12 tentos. Os meias Kelly e Wagner completaram o triunfo celeste, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Juca descontou para os cariocas.

O time de General Severiano permanece com 31 pontos, mas pode terminar a 19.ª rodada na nona posição, dependendo dos resultados dos jogos de hoje. Já a Raposa chegou aos 33 pontos – mesma pontuação da vice-líder Ponte Preta – e assumiu, pelo menos provisoriamente, a terceira colocação.

No domingo, as duas equipes jogarão, em casa, contra times que concorrem diretamente às primeiras posições do torneio. No Rio de Janeiro, o Botafogo enfrentará o Santos, enquanto que o Cruzeiro terá o Paraná pela frente.

continua após a publicidade

Logo aos 10?, o atacante Fred recebeu um presente do zagueiro botafoguense Rafael Marques, e não perdoou. Sozinho, o goleador matou a bola no peito e mandou para a rede. Quatro minutos mais tarde, o mesmo Fred teve a chance de ampliar a vantagem para o dono da casa, mas o goleiro Max fez ótima defesa e espalmou para escanteio.

A Raposa dominava a partida e chegou ao segundo gol aos 26?. Wagner tabelou com Maurinho e cruzou na cabeça de Kelly, que fez o seu 6.º gol. Dois minutos depois, Max voltou a salvar o Botafogo.

continua após a publicidade

Superior em campo, o Cruzeiro aproveitou um contra-ataque rápido com Wagner para anotar 3 x 0, aos 37?. Neste momento, uma intensa chuva despencou na capital mineira e um raio atingiu a rede elétrica da região e deixou o Mineirão às escuras. Os dez minutos de interrupção não diminuíram o ritmo da equipe carioca.

Alex Alves marcou, mas estava impedido.

O alvinegro voltou melhor no 2.º tempo e criou sucessivas chances. Mas só aos 26? o Botafogo marcou. O volante Juca invadiu e bateu à direita do goleiro Fábio. O lance deu novo fôlego aos cariocas e ares de dramaticidade à partida. Entretanto, os visitantes tropeçaram nos erros de finalização. Os mineiros tiveram alguns contra-ataques marcando o quarto, fechando o placar aos 44min, mais uma vez com o artilheiro Fred.

Ficha Técnica

Gols: Fred, aos 10?, Kelly, aos 26?, e Wagner, aos 37? do 1.º tempo; Juca, aos 25?, e Fred, aos 44? do 2.º. Cruzeiro: Fábio, Maurinho, Moisés, Irineu (Leandro) e Patrick (Martinez); Maldonado, Fábio Santos, Kelly e Wagner; Adriano (Kerlon) e Fred. Técnico: Paulo César Gusmão. Botafogo: Max, Oziel, Rafael Marques, Juninho e Asprilla (Leandro Carvalho); Jonilson, Juca, Glauber e Caio (Ramon); Alex Alves e Reinaldo (Guilherme). Técnico: Péricles Chamusca. Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (SP). Cartões amarelos: Asprilla (Botafogo). Local: Mineirão (Belo Horizonte).