O ex-técnico do Barcelona Johan Cruyff voltou a comentar nesta quarta-feira que o clube catalão caminha na direção certa ao investir maciçamente na formação de atletas, segundo ele uma decisão “muito mais rentável”.
Lenda do futebol holandês e no ‘Barça’, Cruyff admitiu, durante ato de sua Fundação, em Barcelona, que na formação de uma filosofia é necessário usar um pouco de todos os recursos possíveis, mas que a consolidação se dará com o uso da base.
“O investimento talvez seja o mesmo, porque manter o futebol de base também custa, mas você sabe o que tem. Penso que, no fim, é muito mais rentável tirar do futebol da base, das pessoas do país. O Milan de Sacchi é um exemplo, o Ajax da minha época, o Barcelona de agora, têm muito mais vida”, manifestou o holandês.
O Cruyff ainda comentou a contratação de Aitor Begiristain, ex-jogador e ex-diretor esportivo do Barcelona, pelo Manchester City. A passagem de ‘Txiki’, como é conhecido, pelo clube catalão foi elogiada pelo holandês, que disse não acreditar, no entanto, ser possível o time inglês fazer uma cópia da filosofia azulgrená.
Nesta quarta-feira o ex-jogador inaugurou a “Cruyff Court”, no bairro de Poble Nou, na cidade catalã. A instalação se trata de uma quadra esportiva para uma escola especializada para crianças com necessidades especiais.