O croata Stevan Pletikosic, recordista mundial da prova de carabina deitado 50m, conquistou nesta terça-feira (25) a medalha de ouro na etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, realizada no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio. Ele marcou 702,9 pontos, pouco à frente do medalhista de prata Torben Grimmel (701,4 pontos). O bronze ficou com o australiano Warren Potent (699,5), enquanto o melhor brasileiro foi Samuel Lopes, em 34º lugar.
Na pistola livre 50m, a vitória ficou com o ucraniano Oleg Omelchuk. O brasileiro Stenio Yamamoto, classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim, terminou em 10º lugar. Para ficar com o ouro, Oleg Omelchuk marcou 658,8 pontos. A medalha de prata foi para o italiano Francesco Bruno (656,2) e a de bronze foi para o búlgaro Tanyu Kiriakov (655,3).
Apesar de ter ficado fora da final por apenas dois pontos – marcou 554 contra 556 do oitavo colocado da eliminatória -, Stenio Yamamoto ficou satisfeito com seu desempenho nesta terça-feira (25). "Competi contra grandes campeões e alguma coisa a gente acaba aprendendo. Foi uma prova importante para o meu amadurecimento. Foi muito importante para a preparação para Pequim", analisou o brasileiro.
Júlio Almeida, também classificado para os Jogos de Pequim, e Stenio Yamamoto competem nesta quarta-feira (26) na prova de pistola de ar 10m. Os medalhistas olímpicos Martin Tenk (República Checa), Tanyu Kiriakov (Bulgária) e Franck Dumoulin (França) também estarão nessa disputa.