Ibaraki
(AE) – Depois de estar perdendo por 1 a 0, a Croácia teve uma reação fulminante e, surpreendentemente, ganhou da Itália de virada por 2 a 1 em jogo emocionante, afastando a possibilidade de ser eliminada. Os gols surgiram no segundo tempo: Vieri marcou para os italianos, Olic e Rapaic para os croatas.Com o resultado, três são os líderes do Grupo G: Croácia, Itália e México, todos com 3 pontos. Só o Equador está com 0. A “Azzurra” também perdeu a chance de igualar-se ao recorde histórico do Brasil, de 13 partidas invictas em Mundiais pois somava 12 jogos ao ser derrotada ontem, pela Copa Coréia/Japão. A decisão do grupo começa hoje, quando o México enfrenta o Equador. A última rodada será na próxima quinta-feira: Equador x Croácia, em Yokohama, e México x Itália, em Osaka, ambos às 8h30.
Desde o início, o jogo mostrou-se difícil para a Itália, que armou um esquema demasiadamente defensivo, não conseguiu criar jogadas de ataque e até decepcionou. Isolado, procurando cair para a esquerda, mas bem marcado por Robert Kovac, Vieri não se mostrou tão perigoso como no jogo anterior, quando fez dois gols. A Croácia evoluiu bastante na segunda partida e esteve bem mais agressiva do que contra o México, mostrando velocidade e rapidez na troca de passes e sempre foi bastante perigosa.
Assim, a Croácia preocupou bastante a equipe adversária e teve várias chances de gol, a principal delas aos 25 minutos, quando Rapaic e Vugrinec entraram na área tabelando e o goleiro Buffon impediu o sucesso da jogada com uma boa defesa. A Itália, surpreendida pela pressão do rival, pouco avançou e só teve uma chance ao longo do primeiro tempo, por intermédio de Doni, aos 14 minutos.
O panorama da partida poderia ter-se transformado totalmente logo aos 4 minutos do segundo tempo, quando Vieri conseguiu superar com uma cabeçada o goleiro Plerikosa após cruzamento longo da direita. Mas o auxiliar do árbitro acusou impedimento e o árbitro não validou o gol. Porém, aos 10 minutos numa repetição da jogada anterior, Doni fez excelente lançamento cruzado e Vieri marcou de cabeça.
Sem outra alternativa que não fosse buscar o ataque, os croatas passaram a pressionar. Aos 27 minutos, após cruzamento, Olic empatou. Quatro minutos depois, a Croácia virou o placar, quando, depois de superar jogada com Materazzi, Rapaic concluiu de virada e fez 2 a 1. Os croatas ainda criaram outras chances de marcar. Aos 46, Materazzi marcou, mas o gol não foi validado pelo árbitro por falta no inicio da jogada assinalada pelo auxiliar.