Cristiano Ronaldo mostrou porque é o maior destaque da Eurocopa. O português venceu o duelo particular com o goleiro Petr Cech e marcou o gol da vitória por 1 a 0 de Portugal sobre a República Tcheca, em Varsóvia, na Polônia, pelas quartas de final da competição.
Com três gols, o camisa 7 se igualou a Mario Gomez (Alemanha), Mandzukic (Croácia) e Dzagoev (Rússia) e é um dos artilheiros da competição.
Sem Rosicky, sua principal estrela, a República Tcheca tinha dificuldade em cadenciar o jogo e na hora de criar jogadas de ataque. Com isso, optou por dar a bola para Portugal e apostar em contra-ataques.
Mas os portugueses não aproveitavam. Sua única saída para o ataque eram os chutões dados por seus defensores. O time dependia dos lampejos de Cristiano Ronaldo e, em menor escala, de Nani. Foi quando o segundo melhor jogador do mundo apareceu que a partida ganhou em emoção. Primeiro ele tentou uma bicicleta, mas errou o alvo.
No minuto final da primeira etapa, Cristiano Ronaldo recebeu lançamento longo de Raul Meireles e, já dentro da área, driblou Kadlec e chutou, mas a bola acertou a trave.
Após o intervalo, Portugal voltou no ataque. Já no primeiro minuto da segunda etapa, Raul Meireles cruzou e Hugo Almeida cabeceou com perigo, mas para fora.
Três minutos mais tarde, Cristiano Ronaldo cobrou falta, mas a bola passou rente à trave de Cech. Depois, foi a vez de Nani chutar de fora da área e ver Cech espalmar.
A República Tcheca continuava apostando no contra-ataque. Só que Jiracek e Pilar, os responsáveis pela criação de jogadas ofensivas da equipe, estavam apagados.
Aos 34min, finalmente saiu o gol português. João Moutinho avançou pela direita cruzou para Cristiano Ronaldo, que marcou de cabeça e garantiu a vitória e a vaga nas semifinais.
Agora, Portugal enfrentará Espanha ou França, que duelam sábado. A semifinal acontece no dia 27, em Donetsk, na Ucrânia.