esportes

Cristiano Ronaldo leva 5 jogos de suspensão após agressão a juiz durante clássico

Custou caro a Cristiano Ronaldo o seu ato de indisciplina cometido no jogo de ida da final da Supercopa da Espanha, no último domingo, contra o Barcelona, no Camp Nou, onde foi expulso no segundo tempo do clássico e depois perdeu a cabeça ao empurrar o árbitro De Burgos Bengoetxea antes de deixar o gramado. O juiz único de competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) aplicou nesta segunda-feira uma suspensão de cinco partidas ao atacante português, que antes de partir para cima do árbitro havia recebido dois cartões amarelos e o consequente vermelho na partida que terminou com vitória do time madrilenho por 3 a 1.

Por causa da agressão, Cristiano Ronaldo foi enquadrado no artigo 96 do regulamento de competições da RFEF, que prevê a suspensão de quatro a 12 jogos de suspensão. E ele acabou levando quatro partidas de gancho pelo empurrão ao juiz, além da suspensão automática por ter sido expulso na partida contra o Barça.

Para completar, o astro ainda recebeu duas multas que somam 3.805 euros (cerca de R$ 14,2 mil), sendo 800 euros por tirar a camisa e exibi-la para a torcida do Barça após marcar o segundo gol do Real e também por ter supostamente tentado ludibriar a arbitragem ao simular um pênalti quando recebeu a marcação de Umtiti, do Barça. Já os outros 3.805 euros foram uma punição acessória ao gancho de quatro partidas por agressão, com a qual infringiu o artigo 96 do regulamento.

Na decisão do juiz também foram aplicada duas multas que totalizaram 1.750 euros (aproximadamente R$ 6,5 mil) ao Real Madrid, que por causa da punição não deverá contar com Cristiano Ronaldo no duelo de volta da decisão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira, às 18 horas (de Brasília), no Santiago Bernabéu, e também nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Espanhol, contra Deportivo La Coruña, Valencia, Levante e Real Sociedad. A edição 2017/2018 do torneio nacional começa nesta sexta-feira. A estreia da equipe merengue, atual campeã nacional, será no domingo, fora de casa, contra o La Coruña.

Antes da punição ser aplicada a Cristiano Ronaldo, o Real Madrid havia entrado com um recurso para tentar anular a aplicação do segundo cartão amarelo, e o consequente vermelho que o jogador recebeu após o árbitro entender que o astro simulou ter sofrido um pênalti no segundo tempo da partida contra o Barça. Antes disso, ele também levou um amarelo pela comemoração polêmica do seu gol no clássico.

O Real alegou que o segundo amarelo foi aplicado de forma injusta por defender que o atacante não simulou a penalidade que motivou a nova advertência. Agora, porém, o clube terá até dez dias para entrar com um novo recurso contra a punição que o deixa sem o seu astro pelas próximas cinco partidas deste seu começo de temporada.

Por ter vencido o duelo de ida por 3 a 1, o time madrilenho poderá ficar com o título da Supercopa da Espanha até com uma derrota por 2 a 0 nesta quarta-feira, tendo em vista o maior peso dos três gols marcados fora de casa no duelo de ida da decisão, para efeito de desempate.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo