O futebol tem um novo fenômeno. É a opinião de boa parte de jogadores, treinadores e dirigentes europeus. Ele também se chama Ronaldo, mas não é o Nazário – e não é brasileiro. Cristiano Ronaldo, nascido na Ilha da Madeira há 23 anos, vem fazendo tudo o que o torcedor de seu time poderia pedir: gols, dribles, passes.

continua após a publicidade

Não por acaso, tornou-se o maior ídolo do atual elenco do Manchester United, líder do Campeonato Inglês e forte candidato ao título da Copa dos Campeões. Na quarta, fez os dois da vitória sobre o Bolton por 2 a 0 e atingiu a marca de 33 gols , em 37 jogos, desde agosto, superando o lendário George Best como maior goleador da equipe em uma temporada. Best, o principal nome de todos os tempos do Manchester, anotou 32 em 1967/68.

?Ele é fenomenal?, declara o veterano Alex Ferguson, seu treinador. É o responsável por fazer do Manchester o favorito em todas as competições que disputa. E por garantir a Portugal, de Luiz Felipe Scolari, boas chances de conquistar o inédito título da Eurocopa, em junho, na Suíça e na Áustria.

Há três meses, foi eleito terceiro melhor jogador de 2007, atrás de Kaká e Messi. Muitos acreditam que só não roubou do brasileiro o primeiro lugar por ter perdido, na semifinal, a Copa dos Campeões – seu algoz foi justamente o Milan, de Kaká. ?É um gênio da bola, ele é certamente o melhor do mundo hoje?, diz Gary Megson, técnico do Bolton, que o viu arrasar sua equipe anteontem, no Campeonato Inglês.

continua após a publicidade