O português Cristiano Ronaldo recebeu nesta sexta-feira, em uma cerimônia realizada em um hotel na capital espanhola, a Chuteira de Ouro de maior artilheiro da temporada passada do futebol europeu. O atacante festejou o prêmio e comemorou a grande fase que vive no Real Madrid, pelo qual marcou 40 gols no Campeonato Espanhol 2010/2011, mas admitiu que trocaria essa honraria pelo título da Liga dos Campeões ou do próprio Espanhol – os dois torneios tiveram suas últimas edições conquistadas pelo Barcelona.
“Agora quero desfrutar desta Chuteira de Ouro. Estou muito feliz e esse é um momento importante em minha carreira. Quero dedicá-lo ao torcedor do Real Madrid e aos meus companheiros”, afirmou o jogador, para depois completar: “Eu a trocaria pela Champions (Liga dos Campeões) ou pela Liga (Espanhola). Quero ganhar mais coisas importantes a nível coletivo com o Real Madrid. Agora estamos em uma boa fase e estou convencido de que este será o nosso ano”.
E Cristiano Ronaldo recebeu a Chuteira de Ouro da Europa justamente na semana em que completou a marca de 100 gols pelo Real Madrid, em 105 partidas pelo clube. O feito foi atingido na última quarta, quando o português balançou as redes duas vezes na vitória por 2 a 0 sobre o Lyon, na França, que classificou o time espanhol para a próxima fase da Liga dos Campeões da Europa.
Embora seja conhecido também por ser um jogador bastante vaidoso, Cristiano Ronaldo assegurou que não se importa com o seu desempenho individual. “Não estou preocupado em bater o meu próprio recorde e nunca pensei em ter os números que tenho nesse time (Real Madrid). Estou muito feliz por isso. Essa equipe está mais madura e com a história que tem não pode passar outro ano sem ganhar coisas importantes. Os troféus individuais são muito bonitos, mas não são o mais importante”, acrescentou o atacante, que recebeu o prêmio nesta sexta das mãos de Di Stéfano, ex-jogador e presidente de honra do Real, e de Eusébio, maior ídolo do futebol português, que foi o primeiro jogador a ganhar a Chuteira de Ouro da Europa.
Essa é a segunda vez que Cristiano Ronaldo recebe esse prêmio de maior goleador da Europa em uma temporada. Ele também o conquistou em 2005, quando defendia o Manchester United. Messi, por sua vez, ficou em segundo lugar nesta edição 2010/2011 da Chuteira de Ouro, ao marcar 31 gols pelo Barcelona no último Espanhol.
Di Natale, da Udinese, e Mario Gómez, do Bayern de Munique, com 28 bolas na rede cada um nas respectivas edições anteriores do Campeonatos Italiano e do Alemão, ficaram empatados em terceiro lugar na lista de maiores goleadores de competições nacionais europeias na temporada passada. O brasileiro Alex, do Fenerbahçe, também fez 28 gols nesta última temporada, mas eles foram contabilizados no bem menos prestigiado Campeonato Turco, fato que lhe rendeu menos pontos no ranking que define a colocação dos jogadores na Chuteira de Ouro.