Wuhan, no interior da China, entrou na rotina de bilhões de pessoas mundo afora. É nesta cidade que começou a epidemia de coronavírus que alerta nações e que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar emergência sanitária global. O principal time da cidade, o Wuhan Zall, estava realizando pré-temporada em Sevilla e por lá ficou. E um dos destaques do time é conhecido da torcida do Coritiba.

continua após a publicidade

+ Leia também: Os boleiros aniversariantes de 31 de janeiro

É Rafael Silva, hoje com 27 anos. Ele veio da base do Corinthians, ainda jogou no sub-20 alviverde antes de estrear nos profissionais em 2012, na vitória sobre o ASA pela Copa do Brasil. Atuou 20 vezes pelo Coxa entre 2012 e 2013, marcando um gol, e deixou o clube em acordo com a diretoria.

Dali por diante, ele foi bem em todos os clubes em que atuou. No Lugano, da Suíça, foram 13 gols em 29 jogos. A média seguiu boa no Japão: 26 gols em 63 partidas pelo Albirex Niigata e 21 gols em 42 jogos no Urawa Red Diamonds.

continua após a publicidade

No Wuhan, Rafael Silva teve uma temporada espetacular em 2018, fazendo 23 gols em 23 jogos. Ano passado, não jogou tanto – 15 partidas, marcando oito vezes.

+ No podcast De Letra, os esquadrões do futebol paranaense!

continua após a publicidade

Mas o jogador é mais lembrado aqui por conta da comemoração de um gol do Coxa contra o Rio Branco, pelo Paranaense de 2012. Foi Demerson quem marcou, e na hora da emoção, o abraço afetuoso de Rafael Silva viralizou. Entrou nos Trending Topics do Twitter e parou até no Fantástico. E foi devidamente sacaneado pelos companheiros de time.

A cena que ficou marcada… Foto: Reprodução/TV Globo
… e Júnior Urso e Jonas sacaneando. Foto: Reprodução/RPC

Exames diários

Em entrevista ao excelente repórter Ciro Campos, do Estado de S. Paulo (e que foi colega nosso, trabalhou na Gazeta do Povo), Rafael Silva contou da rotina de exames diários, mesmo na Espanha, para descartar qualquer possibilidade de contaminação pelo coronavírus. “É algo muito impactante. Muitas pessoas estão morrendo. Mas no meu caso os médicos consideram que estou seguro, porque já estava na Espanha”, disse o ex-jogador do Coritiba.

Rafael Silva com a camisa do Wuhan. Foto: Divulgação

+ Confira todos os posts do blog AQUI!