Preparado para assumir a batuta do time, o meia Cristian só depende do treinamento de hoje para saber se poderá estrear terça-feira com a camisa do Coritiba. Ontem, ele já trabalhou com bola, mas somente na prática da manhã é que ele saberá se está apto para enfrentar o CRB na volta da Segundona. Se não sentir mais as dores musculares na coxa direita, ele garante estar preparado para encarar a responsabilidade de ser o maestro alviverde.

continua após a publicidade

?Em todos os clubes que eu passei, sempre apostaram bastante em mim e eu aposto também. Estou aqui para ajudar o Coritiba e para a gente conseguir essa ascensão?, aponta o meia. Com personalidade, ele não foge da responsabilidade de ser um dos expoentes do Coxa na busca pela vaga na Série A. ?Lógico que quando você é contratado no meio do campeonato sempre querem um bom retorno. Eu acho que a cobrança tem que ser em todos, mas eu sempre tento dar o máximo e até me superar para fazer algo a mais?, promete Cristian.

Ontem, ele trabalhou com bola, mas ainda não foi com esforço completo. ?Fiz um teste que não foi muito forte e vou fazer um amanhã (hoje) um pouquinho mais forte para ver se tenho condições de ir para o jogo?, revela. De qualquer forma, ele confia na preparação da equipe para o retorno aos jogos. ?No meu modo de ver, esses jogos-treinos foram bons. O resultado também é importante, mas é preciso ver a qualidade do jogo, o toque de bola, a posse, as finalizações e isso foi positivo?, analisa o meia, que veio do Palmeiras nesse recesso do futebol brasileiro para a Copa do Mundo.

Se Cristian confirmar as expectativas e for para a partida contra os alagoanos, às 20h30 de terça-feira, no Rei Pelé, terá lugar cativo no time de Paulo Bonamigo. Caso contrário, Jackson será mantido na equipe. Hoje, o treinador comanda um trabalho técnico/tático no CT da Graciosa para confirmar a equipe e a delegação que segue amanhã para Maceió. Ontem, os jogadores foram bastante exigidos num treino técnico de finalizações e posicionamento de ataque e defesa.

continua após a publicidade

Viagem antecipada

Se a meta é subir para a Série A, todo esforço e planejamento valem a pena. Por isso, o Coritiba antecipa a programação e segue amanhã para Alagoas, onde terça-feira enfrenta o CRB na volta da Segundona. O objetivo é diminuir o cansaço e evitar qualquer problema médico com as diferenças de temperatura entre a fria Curitiba e a ensolarada Maceió. ?Nessas viagens mais distantes, nós estamos procurando viajar com 48h de antecedência para fazer uma adaptação orgânica e para não ter nenhum imprevisto no decorrer da viagem?, informa o preparador físico Róbson Gomes.

continua após a publicidade

De acordo com ele, os departamentos de fisiologia e médico estão atuando juntos para ter um controle maior sobre os jogadores num período de 72 horas. ?Viajando antes, você tem mais tempo para recuperar e ter o atleta 100% na competição. As maiores preocupações são as diferenças de temperatura e a hidratação antes, durante e depois da competição?, aponta Gomes. Para se ter uma idéia, a delegação alviverde vai trocar uma variação de 10º C a 23º C em Curitiba por temperaturas entre 20º C e 28º C na capital alagoana.

No nordeste, o time treinará no domingo pela manhã e na segunda-feira à tarde, provavelmente no campo do CSA, onde joga o zagueiro Picolli, que está ajudando a comissão técnica a encontrar um local para trabalhar. (RS)