Criciúma-SC e Santa Cruz-PE estão classificados para as semifinais do Campeonato Brasileiro da Série B e se enfrentarão por uma vaga na Série A de 2003. Eles garantiram uma vaga na terceira fase da competição, nesta quarta-feira à noite, quando venceram seus adversários em casa. O Criciúma goleou, por 4 a 0, o Remo-PA, enquanto o Santa Cruz derrotou o Avaí-SC, por 2 a 1. Os outros semifinalistas são Jundiaí e Fortaleza.
Os dois jogos semifinais serão sábado à tarde. Jundiaí x Fortaleza, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí; Santa Cruz x Criciúma, no Estádio do Arruda, no Recife. Os jogos de volta serão na terça-feira, respectivamente, em Fortaleza e Criciúma. Os vencedores destes confrontos decidirão o título da temporada e garantirão o acesso à Série A em 2003.
O Criciúma tinha perdido o primeiro jogo, em Belém, por 2 a 1, mas precisava de uma vitória simples em casa, no Estádio Heriberto Hulse. E não vacilou, imprimindo um ritmo forte desde o início do jogo.
Abriu o placar aos quatro minutos, com uma cabeçada de Juca. Aos 22 minutos, Paulo César, cobrando falta, ampliou. O segundo tempo foi disputado num ritmo mais lento, mesmo assim o time catarinense marcou o terceiro gol com um chute cruzado de Paulo Baier, aos 16 minutos. Anderson Lobão completou o placar aos 37 minutos.
O Remo ainda criou algumas chances e lutou bastante, mas não conseguiu nem seu gol de honra.
Mais de 15 mil torcedores estiveram no estádio. Na fase anterior o Criciúma foi o melhor time, enquanto o Remo se classificou em oitavo lugar.
No Recife, o Santa Cruz só precisava do empate diante do Avaí-SC para se classificar, devido ao empate, por 1 a 1, no primeiro jogo, em Florianópolis. Perto de 50 mil torcedores encheram o Estádio do Arruda para empurrar o representante pernambucano à vitória.
Grafite abriu o placar aos 16 minutos, depois de uma falha do goleiro Flávio. Mas o valente Avaí ainda conseguiu o empate com o zagueiro Beto, de cabeça, aos 35 minutos.
A vitória do Santa aconteceu aos 15 minutos, com Abedi, aproveitando uma rebatida errada do zagueiro Marcelo Miguel. Festa geral no Arruda.