Empurrado por sua torcida no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, pela 34ª rodada do Brasileirão. O resultado garantiu o título antecipado do Cruzeiro e ainda tirou o time catarinense da zona de rebaixamento do campeonato.
O Criciúma chegou aos 39 pontos, ultrapassando o Vasco, que perdeu para o Grêmio também nesta quarta-feira, e o Bahia, que enfrenta o Santos na noite desta quinta. O time catarinense está agora em 15º lugar, ganhando fôlego na luta para evitar o rebaixamento no Brasileirão.
Já o Atlético-PR ficou estacionado nos 58 pontos, agora sem chances de alcançar o líder Cruzeiro, que pôde, assim, assegurar a conquista do título brasileiro. Mas o time paranaense segue na segunda colocação do campeonato, bem posicionado na disputa pela vaga na Libertadores.
No primeiro tempo do jogo, a defesa do Criciúma foi eficiente e importante para o desempenho do time, segurando os ataques do Atlético-PR. Do outro lado, os donos da casa tiveram sucesso quando tiveram chance. Logo aos seis minutos, Fábio Ferreira desviou de cabeça e abriu o placar.
Aos 25 minutos, uma falta cobrada por Paulo Baier parou na mão do goleiro Galatto, originando novo contra-ataque para o Criciúma. No lance, João Vítor entrou na área e foi derrubado por Deivid. Pênalti batido e convertido por Wellington Paulista, que fez 2 a 0 aos 27.
Como de praxe, o Criciúma diminuiu o ritmo no segundo tempo. O Atlético-PR voltou mais ofensivo, com a saída do volante João Paulo para a entrada do atacante Ciro. E diminuiu aos 15 minutos, em lindo chute de Paulo Baier, que marcou seu 100º gol na história do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, Paulo Baier foi o maestro do jogo, coordenando as chances do Atlético-PR. O time paranaense pressionou bastante em busca do empate, deixando o torcedor aflito no Heriberto Hülse. No fim, porém, o Criciúma segurou a vitória e saiu da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA:
CRICIÚMA 2 x 1 ATLÉTICO-PR
CRICIÚMA – Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, João Vitor (Bruno Renan), Ricardinho e Henik; Lins (Cassiano) e Wellington Paulista (Marcel). Técnico: Argel Fucks.
ATLÉTICO-PR – Weverton; Jonas, Dráusio, Luiz Alberto e Juninho (Felipe); Deivid, João Paulo (Ciro), Paulo Baier e Zezinho; Dellatorre (Fran Mérida) e Roger. Técnico: Wagner Mancini.
GOLS – Fábio Ferreira, aos 6, e Wellington Paulista (pênalti), aos 27 minutos do primeiro tempo; Paulo Baier, aos 15 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Francisco de Assis Almeida Filho (CE).
CARTÕES AMARELOS – Dellatorre, Deivid, Zezinho e Paulo Baier (Atlético-PR); Matheus Ferraz e Galatto (Criciúma).
RENDA – R$ 106.680,00
PÚBLICO – 9.206 pagantes.
LOCAL – Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).