Assustado com as campanhas das últimas temporadas, o Paraná Clube está iniciando um trabalho para recuperar sua torcida, num processo lento e que depende de muitos aspectos para o sucesso final. As recentes médias do Tricolor em campeonatos – tanto Paranaense quanto Brasileiro – mostram uma realidade preocupante. Independente da campanha, os paranistas têm se afastado dos estádios. Por isso, a estratégia do clube é apostar na família. Há uma semana, deu início a uma campanha para credenciar mulheres e menores de 12 anos, que poderão acompanhar gratuitamente os 21 jogos que o Paraná fará como mandante no Brasileirão 2005.

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Pouco mais de cem torcedores se credenciaram neste período. ?É que, na verdade, ainda não investimos na campanha?, comentou o superintendente social do clube, Luiz Carlos Casagrande. ?A partir da próxima semana, haverá outdoors espalhados pela cidade e iremos visitar colégios da rede pública para facilitar o credenciamento dos garotos e de suas mães?, explicou. O objetivo da campanha é atingir a marca de 3 mil credenciados entre mulheres e menores. ?Se todos forem ao estádio, nossa média vai melhorar em muito.?

O objetivo da diretoria, porém, não é apenas o resultado imediato. ?Estamos buscando resgatar nossa torcida. Com a família no estádio, a paixão passa de pai para filho e teremos futuras gerações torcendo pelo Tricolor?, comentou o presidente José Carlos de Miranda. O dirigente sabe que, para um sucesso pleno da campanha, terá que montar um time competitivo para o Brasileiro. ?Nosso departamento de futebol já está cuidando disso. Sei que a competição é difícil, mas pretendemos ter um time forte e que não passará pelos mesmos apuros do ano passado.?

Como fazer

O credenciamento custa R$ 15,00, o que equivale a um ingresso normal. ?Crianças e mulheres, na verdade, pagam por um jogo e assistem a 21?, resumiu Casagrande. Até aqui, o credenciamento está sendo feito exclusivamente na sede social da Av. Kennedy. Mas, a partir da próxima semana, o clube está agendando visitas às escolas que já manifestaram interesse. ?Diretores de colégios podem entrar em contato com a gente, pois assim podemos ir até as crianças, em dias pré-estabelecidos, para que suas mães também estejam presentes?, explicou o superintendente.

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A estratégia de marketing só foi possível diante da nova determinação da CBF, que não mais limita os preços dos ingressos. Em 2002 e 2003 -curiosamente, com campanhas antagônicas – o Paraná levou pouco mais de 5 mil torcedores, em média, aos estádios. No ano passado, quando só lutou para não cair, este número caiu para 4.200. O credenciamento de mulheres e menores irá, a princípio, até o final de maio. O Brasileiro, porém, começa no dia 23 de abril, quando o Tricolor recebe o Goiás, no Pinheirão.