Renaldo – passando por Marcos – tem retorno garantido contra o Fortaleza. Ele terá a companhia
de Borges no ataque.

Por mais que o segredo do sucesso no futebol esteja na harmonia do conjunto, historicamente os atacantes sempre são mais valorizados. Só que para a consagração dos artilheiros, é fundamental uma perfeita organização do meio-de-campo. E a cada rodada se torna mais evidente a carência do Paraná Clube no setor de criação. Para mudar o atual panorama, a diretoria apresentará entre hoje e amanhã dois novos meia-armadores.

continua após a publicidade

Um deles, Maicosuel (do Atlético Sorocaba) vem sendo citado há tempos. O outro – cujo nome vem sendo mantido em sigilo pela diretoria – pode chegar ainda hoje. Com quase duas semanas de preparação, o objetivo é dar ao técnico Lori Sandri o "material humano" necessário para que os ajustes ocorram e que o Tricolor troque um sistema excessivamente defensivo por uma estratégia capaz de fazer de Borges e Renaldo uma dupla "mortal".

A diretoria fez severas críticas ao comportamento do time no jogo frente ao Brasiliense – e até Lori foi alvo das reclamações – que se mostrou um time frágil e de poucos recursos técnicos. Mesmo assim, só a defesa do Paraná não pôde ser questionada. Com três volantes (sistema que funcionou frente ao Palmeiras), o Paraná não conseguiu volume de jogo suficiente para ao menos manter a invencibilidade fora de casa. Na saída do Estádio Serejão, alguns contatos foram mantidos e contratações devem ser definidas em caráter de urgência.

O meia pretendido não teve seu nome revelado. Há ainda um problema interno a ser contornado, uma vez que pelas projeções, o orçamento para o futebol já teria "estourado". Mesmo assim, esse meia – que teria 29 anos e com passagem pela seleção brasileira – deve ser apresentado hoje. "Não falamos sob hipóteses. Quando o atleta passar pelos exames médicos e assinar contrato, será apresentado", disse o vice de futebol José Domingos. Este meia, indicado por Lori Sandri, viria do futebol pernambucano.

continua após a publicidade

Já em relação a Maicosuel, os últimos detalhes do contrato serão acertados hoje e sua chegada está prevista para esta quarta-feira pela manhã. A diretoria justifica a demora devido aos valores envolvidos na negociação. "A LA está investindo na compra de um percentual do atleta. Por isso, os detalhes devem ser muito bem amarrados", confirmou o diretor de futebol Durval Lara Ribeiro. Maicosuel assinará contrato de três anos com o Tricolor e pode ficar à disposição da comissão técnica já para o jogo frente ao Fortaleza.

Começa o ensaio da ?dupla infernal?

continua após a publicidade

Tempo para arrumar o time não será problema. Mas, mesmo a doze dias do próximo jogo, o técnico Lori Sandri já antecipou sua nova dupla de ataque. Frente ao Fortaleza, no dia 11 de junho, finalmente o torcedor poderá ver Renaldo e Borges lado a lado. A aposta do treinador é no poder de fogo dos atacantes, artilheiros natos. ?São poucos times do Brasil que dispõem de jogadores com tamanha capacidade de finalização?, atestou Lori.

Elogiado pela forma como armou o time frente ao Palmeiras (há duas semanas), o técnico foi alvo de críticas por manter esta mesma estratégia diante do Brasiliense. Para muitos, se tivesse optado por uma formação mais ousada, com dois atacantes, teria tido melhor sorte no jogo. Só que até o momento, o grupo do Paraná ainda não está ?fechado?. São apenas 26 jogadores no elenco e somente nos últimos dias o treinador voltou a contar com André Dias e Renaldo, recuperados de lesões.

Renaldo sequer foi relacionado para o jogo em Taguatinga. ?Ele estava há quase três semanas sem jogar. Preferi deixá-lo de fora, pois agora ele terá duas semanas para se recondicionar?, justificou Lori Sandri. A mesma linha de raciocínio foi aplicada em relação a André Dias, que não tinha condições físicas para 90 minutos e por isso ficou no banco. O fato de não escalar dois atacantes, apesar do bom rendimento de Wellington Paulista na partida anterior, foi uma decisão tática, segundo Lori, a partir do que o time rendera contra Palmeiras e Ponte Preta.

?O resultado foi ruim e o jogo deixou a desejar. Mas, deixamos de matar a partida quando tivemos oportunidade?, comentou o técnico. ?Creio que o trabalho está sendo bem desenvolvido e com mais algumas peças conseguiremos o encaixe necessário para fazer uma grande campanha?, finalizou Lori Sandri.