Atlético e outros três times do futebol paranaense (Coritiba, Paraná e Londrina) assinaram ontem com a Caixa Econômica Federal (CEF) contratos de parcelamento de débitos com a União – FGTS, INSS e Receita Federal – e agora são integrantes da Timemania. A nova loteria ainda não está em funcionamento, mas foi a maneira encontrada pelo governo federal para receber dívidas fiscais contraídas pelos clubes de futebol. Além de beneficiar os clubes, que ganharão um alívio financeiro, a Timemania irá colaborar com a aplicação de mais recursos em programas sociais do foverno federal.
Na assinatura de adesão, o Furacão foi representado pelo seu presidente João Augusto Fleury, que falou sobre a importância da Timemania para o futebol brasileiro. ?Para a satisfação da paixão, não raro, os clubes tiveram de se comprometer financeiramente. A Timemania é uma maneira criativa, mais um instrumento para que os clubes encontrem força de receitas. Ganharão os clubes, que poderão sanear as dívidas e melhorar as suas administrações, e (também) os cofres públicos, com a recuperação de dívidas que eram insolventes?, completou o dirigente.
Balanço
De acordo com o balanço financeiro do Atlético (referente ao final de 2006), o clube está em situação regular perante a Receita Federal e recolhendo devidamente os valores de FGTS e INSS. As dívidas tributárias que possui (R$ 6,2 milhões) são referentes a períodos anteriores, que foram parceladas e estão sendo pagas.
Devido ao baixo grau de endividamento do Atlético e ao parcelamento de dívidas tributárias, o clube será um dos grandes beneficiados na adesão à nova loteria. Os recursos destinados pela Timemania poderão reverter em investimentos para o Furacão, seja na ampliação estrutural ou no departamento de futebol.
Como funciona
A Timemania é uma loteria com funcionamento semelhante ao da Mega-Sena e utilizará os brasões dos clubes no lugar dos números. Em troca da utilização de suas marcas, os clubes receberão 22% da arrecadação da loteria e destinarão os valores para quitarem dívidas com a União em FGTS, INSS e Receita Federal. A adesão do clube à loteria é voluntária. Para participar da nova loteria, os clubes terão que cumprir algumas contrapartidas criadas pelo governo, como a publicação de balanços financeiros e a apresentação de documentação que prove que os dirigentes não têm contra si nenhuma condenação por crime doloso ou contravenção em qualquer instância da Justiça. Na Timemania, o apostador poderá marcar dez números entre os 80 do volante de aposta e, ainda, escolher o Time do Coração para concorrer aos prêmios. A nova loteria terá um sorteio por semana, sempre aos sábados, e vai premiar os apostadores que acertarem 7, 6, 5, 4 ou 3 números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do Time do Coração.
Distribuição da arrecadação:
46% – para o valor dos prêmios;
22% – para os clubes que aderiram à loteria;
20% – para o custeio e manutenção do serviço;
3% – para projetos esportivos na rede de educação básica e superior e para ações dos clubes sociais;
3% – para o Fundo Penitenciário Nacional;
3% – para as Santas Casas de Misericórdia;
2% – Lei Agnelo/Piva;
1% – para a seguridade social.
(Fonte: CEF)