Luís Carlos Capixaba já trabalhou com bola ontem no CT da Graciosa. |
Enfim começaram a chegar os reforços do Coritiba. Ontem, na reapresentação do elenco, chegaram os meias Luís Carlos Capixaba e Rodrigo Batatinha, e está prevista para amanhã a chegada de Luiz Mário, a primeira grande contratação da temporada. São os primeiros, mas o técnico Antônio Lopes espera por mais – e a diretoria promete pelo menos mais sete jogadores antes do início da Copa Libertadores da América.
Luís Carlos Capixaba será o ‘curinga’ de Antônio Lopes. Com capacidade de jogar nas quatro funções do meio, o jogador é elogiado também por sua experiência. “O Capixaba será muito útil nesta temporada, porque passa uma experiência que o elenco está precisando”, comenta o treinador coxa. Aos 30 anos, e tendo jogado até no Ponta Grossa, Capixaba é, no momento, o jogador mais experiente do elenco.
Ele chega com a expectativa de jogar a segunda Libertadores seguida – ele disputou a de 2003 pelo São Caetano. “Como não acertei por lá, fiquei feliz em receber o convite do Coritiba, que é um time em franca evolução”, diz o meia, que quase parou no Atlético. “O Mário (Sérgio, treinador) falou comigo, mas os dirigentes não me procuraram. Nesse tempo, o pessoal do Coritiba falou comigo e acertamos tudo”, conta.
Se conhece Capixaba, Antônio Lopes não disfarça o desconhecimento sobre Rodrigo Batatinha. “Realmente eu não o conheço, mas recebi ótimas recomendações do Ramirez (coordenador técnico) e de outros profissionais. Pelo que sei, é um jogador rápido, e que tem muita técnica”, afirma o técnico alviverde. Rodrigo, de 26 anos, depois de um longo tempo no Malutrom, passou por Portimorense (Portugal) e Paulista de Jundiaí antes de acertar com o Coxa.
O meia sonha com uma repetição do ‘conto de fadas’ de Tcheco, que saiu do Malutrom para ser o melhor jogador coxa nos dois últimos anos. “É uma grande chance e eu quero aproveitá-la da melhor forma possível”, confessa. A possibilidade de jogar a Libertadores aumentou a vontade de Batatinha de jogar no Alto da Glória. “Antes de sair do Paulista, eu falei com o Zetti (técnico), e ele me disse que a Libertadores é uma competição especial. Isso me motivou ainda mais.”
Motivado fica Lopes ao falar de Luiz Mário, que fechou contrato no final da tarde de ontem. “É um jogador muito bom, o Coritiba está de parabéns pela contratação”, festeja. “Ele esteve muito bem na Coréia e teve uma passagem espetacular pelo Grêmio”, completa. Além dos três, também chegou o atacante Ângelo, que estava no futebol búlgaro e que vem para um período de avaliação.
Sobre novas contratações, o presidente Giovani Gionédis não esconde o jogo. “Precisamos de pelo menos mais sete jogadores”, diz. Nas contas de Gionédis, até nove poderiam vir – um lateral-direito, dois zagueiros, três meias e três atacantes. “A gente vai aproveitar os jovens, mas precisamos de gente mais experimentada”, confirma Lopes. O presidente descartou a vinda de Paulo Baier, já que o Criciúma quer R$ 300 mil para liberar o jogador.
Antônio Lopes prega seriedade
Disciplina, união e trabalho. Esse é o trinômio (palavra usada, inclusive) do técnico Antônio Lopes, que ontem teve seu primeiro contato com o elenco alviverde – ou parte dele, já que 21 jogadores se apresentaram no CT da Graciosa. O treinador avisou que pretende preparação séria desde já e encontrou um grupo pronto para atender as ordens do ‘delegado’.
“Eu disse a eles que pretendo resumir nosso período no Coritiba no trimônio disciplina, união e trabalho. Não há linha-dura, mas sim seriedade desde o início dessa preparação”, resume Lopes, quando perguntado sobre o primeiro contato com o elenco. “A gente precisa de um comando forte e o professor Lopes é bem assim”, elogia o goleiro Fernando.
O presidente Giovani Gionédis também gostou do que viu. “Foi uma conversa excelente. O Lopes é um profissional experiente e cativou o elenco”, comenta. O técnico também elogia Gionédis e fala só em títulos. “O presidente e o (Sérgio) Ramirez me apresentaram aos jogadores e a gente teve um contato muito bom. Avisei a eles que nós vamos lutar para conquistar todas as competições que iremos disputar”, avisa.
Dos jogadores esperados, apenas dois não chegaram – Marcel, que está com a seleção brasileira no pré-olímpico do Chile, e Reginaldo Nascimento, que teve problemas particulares. Segundo Gionédis, o capitão coxa está com o contrato praticamente renovado, faltando apenas a assinatura. “Ele só não veio porque teve um contratempo”, garante.
Com isso, as grandes novidades (além dos reforços) foram Reginaldo Araújo e Ataliba, que voltam após período de empréstimo ao Santos e Sport, respectivamente. “Fico feliz em voltar ao Coritiba, ainda mais em poder disputar a Libertadores”, diz Araújo. “Voltei para ajudar e para ser titular. Quero participar dessa temporada tão importante”, completa Ataliba.
Fora – O meia Djames foi o décimo sexto jogador do elenco coxa que não emplacará 2004 no Alto da Glória. A lista é completada com Ceará, Maurinho, Odvan, Edinho Baiano, Leandro, Gilmar, Willians, Jackson, Lima, Souza, Gélson, Edu Sales, Marco Brito, Marlon e Helinho.
Visual – Enquanto Ataliba voltou ao Coritiba com um corte rastafari estilizado, o lateral Adriano escandalizou os companheiros ao desenhar o gato Frajola (aquele, dos desenhos) na nuca.
Avaliação – O elenco passa por avaliações fisiológicas a partir desta manhã. Os testes seguem até quinta, quando começa a pré-temporada propriamente dita. Os jogadores ficarão concentrados no hotel Sol Inn, em Quatro Barras, e treinarão no CT da Graciosa.