O Coritiba começa amanhã a fase final do ?Projeto 34?. Com 22 pontos conquistados até aqui, o Alviverde quer conseguir mais 12 nos seis jogos que restam ainda no primeiro turno para se manter entre os primeiros da Série B. O planejamento é ter um aproveitamento médio de 60% para garantir a ida para a primeira divisão e até brigar pelo título da competição.
O primeiro passo será amanhã, às 16h, diante do Náutico, nos Aflitos. ?Não temos um número especificamente, mas um porcentual sim. É importante manter sempre uma média de aproveitamento?, aponta o técnico Paulo Bonamigo. Para ele, 60% de aproveitamento é o que o Coxa quer ao final do primeiro turno, ou seja, 34 pontos. ?Ou um pouquinho mais?, aponta. Confiante, o treinador acredita que o time pode ir até além dessa projeção. ?Se você vive um bom momento e vê que tua equipe está em evolução, você tem que ter uma ambição de conseguir alguns resultados que poucos acreditam?, analisa.
Poucos? Não no elenco alviverde. ?Nós temos que pontuar sempre, independente da pontuação estimada. Quanto mais a gente pontuar, melhor, se formos além de 34, melhor ainda?, opina o goleiro Artur. Além do Timbu fora, o Coritiba encara Atlético/MG e Avaí longe do Couto e recebe América/RN, Paysandu e Gama no Alto da Glória. Pela contagem da comissão técnica, o time precisa fazer a lição de casa e vencer um jogo como visitante.
É possível? ?O nosso time está crescendo na competição, temos uma oportunidade muito grande com esses jogos e vamos nos dedicar ao máximo para conseguir a vitória?, diz o lateral-direito Luís Paulo. No momento, o Avaí, que é o líder, está com 26 pontos em 14 jogos, que dá um aproveitamento de 62%. Enquanto o Alviverde, com 22 pontos em 13 partidas tem 56%. Por isso, a vitória em cima dos pernambucanos faria o time comandado por Bona alcançar os almejados 60% e ainda teria outras oportunidades de ampliar esse aproveitamento nos cinco jogos restantes nesse primeiro turno.
Coxa completo em Recife
O departamento médico liberou o meia Cristian e o lateral-esquerdo Ricardinho e o técnico Paulo Bonamigo tem força máxima para enfrentar o Náutico, amanhã, às 16h, nos Aflitos. Ontem, a delegação embarcou para Pernambuco e hoje à tarde faz o trabalho no campo do Intercontinental. A tendência é o treinador manter a mesma formação que venceu o Vila Nova, sábado passado, no Couto Pereira.
?Tivemos o Cristian com gripe e o Ricardinho com problema muscular, mas eles estão recuperados, vão viajar e a equipe vai ser praticamente a mesma?, aponta Bona. Segundo ele, o time está preparado e apto a repetir fora de casa o mesmo desempenho do Couto. ?Estamos com uma postura determinada, de confiança, de acreditar que podemos superar o adversário mesmo com ele estando nas primeiras colocações e com uma participação muito boa nessa primeira parte da competição?, destaca.
Talvez por isso, Bonamigo poderá recuar Egídio para a zaga para fazer o papel de líbero. Outra possibilidade, é trocar um meia por Peruíbe e deixar os alas com mais liberdade para atacar. Tudo isso será decidido em Recife, após o trabalho de hoje à tarde.
Delegação
O técnico Paulo Bonamigo relacionou 19 atletas para a partida de amanhã contra o Náutico. Embarcaram para Recife os goleiros Artur e Kléber; os laterais Carlão, Luís Paulo e Ricardinho; os zagueiros Batatais, Douglão e Henrique; os volantes Egídio, Paulo Miranda e Peruíbe; os meias Batatinha, Caio, Cristian, Guilherme e Jackson e os atacantes Alberto, Ânderson Gomes e Jéfferson. (RS)