Os vários desfalques podem ter pesado demais para o Coritiba, mas o time não precisava ser tão preguiçoso como foi ontem em Florianópolis. O Alviverde demorou demais para despertar contra o Figueirense e, mesmo com um jogador a mais na maior parte do 2.º tempo, perdeu por 2 a 1.
Com a derrota, o Coxa volta da capital catarinense de mãos abanando, frustrando os mais de mil torcedores que foram levar o apoio aos jogadores, nas arquibancadas do Orlando Scarpelli. O próximo compromisso no Brasileirão será o São Paulo, domingo que vem, no Morumbi.
Com o resultado, o Figueira quebrou a escrita de nunca ter vencido o Coritiba em Florianópolis. As duas vitórias anteriores do Alvinegro na história, por incrível que pareça, aconteceram no Couto. E mais: o treinador Alexandre Gallo estava se despedindo, mas, ao contrário dos torcedores locais, os jogadores resolveram dar um gás a mais para oferecer a vitória ao profissional, que está indo para o Atlético-MG.
Só que nada disso interessava ao Alviverde. Muito pelo contrário. Era jogo para vencer e manter a boa impressão deixada contra o Palmeiras, na estréia. Mas, o futebol mostrado no Alto da Glória ficou em algum canto do CT da Graciosa, já que o pessoal que não pôde entrar em campo fez muita falta. As boas jogadas e a pegada na meia, de Carlinhos Paraíba, não foram supridas por Rubens Cardoso.
Queda de rendimento
A zaga ficou órfã, sem a presença de Jéci, e Hugo fez a parte dele, mas Keirrison poderia ter desequilibrado. A marcação também deixou a desejar, sem Rodrigo Mancha dando a devida cobertura à linha defensiva. Ou seja, o rendimento caiu bastante.
Mesmo assim, faltou um pouco mais aplicação, e mais de inteligência para furar a boa defesa adversária. E para concluir com perfeição, porque as chances apareceram, faltou o toque de qualidade para não deixar o ótimo goleiro Wilson brilhar mais uma vez. Dorival Júnior até fez a parte dele. Depois de encher o time de zagueiros e volantes de início, foi soltando a equipe e acabou com bastante gente no meio e na frente. Mas, colocar o time no ataque não foi o suficiente. Menos mal que Paraíba volta contra o São Paulo. Porém a equipe terá que desempenhar bem mais para se recuperar na competição.
CAMPEONATO BRASILEIRO
2ª. rodada
Figueirense 2 x 1 Coritiba
Figueirense
Wilson; Diogo, César Prates e Asprilla; Léo Mattos, Magal, Élton (Edu Sales, 37? do 2º. tempo), Cleiton Xavier (Ânderson Luís, 27? do 2º. tempo) e Marquinhos; Rodrigo Fabri (Leandro, 24? do 2º. tempo) e Wellington Amorim.
Técnico: Alexandre Gallo.
Coritiba
Edson Bastos; Maurício, Tiago Bernardi e Nenê (Guaru, 18? do 2º. tempo); Pedro Ken, Douglas Silva, Alê (Thiago Silvy, 1? do 2º. tempo), Rubens Cardoso (Léo, 34? do 2º. tempo) e Ricardinho; Michael e Hugo.
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Assistentes: Marco Antônio de Mello Moreira (GO) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Gols: Cleiton Xavier, 10? e 42?, e Hugo, 13? do 1º. tempo.
Cartões amarelos: Nenê, Pedro Ken, Hugo, Guaru, Léo e Douglas Silva.
Cartão vermelho: Léo Mattos, 16? do 2º. tempo.
Público: 7.139 pagantes (7.542 total).
Renda: R$ 49.920,00