Se dentro de campo o Coritiba deixou a desejar e foi rebaixado no ano do centenário, fora dele a torcida novamente voltou a comparecer. Com uma impressionante ascensão meteórica na Timemania, o Alviverde foi a sensação do concurso 96, último apurado em 2009.
Das 15 mil apostas que o clube vinha obtendo nas duas últimas apurações, os resultados anunciados dia 31 de dezembro apresentam um salto para mais de 58 mil -número maior até que o mais expressivo público do Coritiba no Brasileirão (média 33 mil pagantes). No concurso 96, apenas o Flamengo teve mais apostadores, cerca de 10 mil acima do Coxa.
Entre os torcedores que gastaram R$ 2 em cada aposta está o técnico em segurança do trabalho Luis Fernando Budant Júnior, 33 anos. Sabendo do risco de rebaixamento também na Timemania, ele apostou duas vezes no seu clube do coração.
“Costumava fazer apenas uma, só que nessa hora o Coxa precisava de mais. Até mesmo algumas mensagens por celular foram enviadas para uns 15 amigos, como forma de incentivo em ajudar o clube nas loterias”, conta.
Caso rebaixado, o Coritiba teria que dividir 25% de todo montante arrecadado com os clubes da 21.ª a 40.ª posição. No entanto , com a virada, o Alviverde (17.º) chegou a superar o rival Atlético Paranaense (18.º) no número acumulado de apostas, e vai disputar a “1.ª divisão das loterias” em 2010, dividindo 65% do que é passado aos 20 melhores colocados.
Depois de Coritiba e Atlético, o Londrina (26.º) é o terceiro paranaense melhor colocado. Já o Paraná Clube (55.º) decepcionou e caiu para a 3.ª divisão dos apostadores, e vai ter que dividir 8% do total arrecadado com outros 40 times.