Ramón já trabalhou com Lopes no Vasco e isso pode pesar. |
O Coritiba pretende acelerar o processo de contratações. A princípio, apenas Luiz Mário tem chegada assegurada (ele deve ser apresentado amanhã), mas a diretoria confirma que tem interesse em um dos jogadores mais disputados do futebol brasileiro. Após a desistência anunciada do Vasco, o Coxa investe com mais vontade em Ramón, que também interessa a Corinthians, Internacional e Fluminense. Mas o Alviverde tem seus trunfos para suplantar os rivais e levar o meio-campista.
O primeiro – e principal – é o apreço de Ramón pelo técnico Antônio Lopes. Eles trabalharam juntos por longo tempo no Vasco e o jogador atribui ao treinador a boa fase que teve, sendo inclusive, citado como ?selecionável?. Além disso, Lopes valorizou o meia, principalmente quando Edmundo começou a ?minar? seu ambiente. ?O Lopes adora ele, e ele adora o Lopes?, resume o coordenador técnico Sérgio Ramirez.
O segundo – e também um diferencial e tanto – é a participação coxa na Libertadores. O fato, que levou Luís Carlos Capixaba e Luiz Mário a recusar outras propostas para jogarem no Coritiba, pode fazer Ramón até diminuir a pedida, que é fora dos padrões do clube. ?Ele é um jogador que nos interessa muito, é um craque?, diz Ramirez, que treinou o armador no Vitória, em 1994.
Mas o dinheiro pesa e este é o grande empecilho para a renovação. ?Nós não vamos fazer loucuras, não vamos gastar o que não temos?, comenta o presidente Giovani Gionédis, que vetou a vinda de Paulo Baier porque o Criciúma pedia dinheiro pela liberação. A pedida de Ramón é, no momento, impeditiva, mas os dirigentes contam com a intervenção de Lopes para mudar o quadro.
Ramón seria o meia-direita dos sonhos do Coritiba, que também tenta um meia-esquerda – Pedrinho, do Palmeiras, ainda é o primeiro nome. ?Vamos trazer jogadores para serem titulares?, confirma Gionédis. Além destes, virão dois zagueiros, três atacantes e um lateral-direito. Sem Paulo Baier, o Cori tenta uma cartada decisiva com Arce, mas já pensa em outros nomes, e Ruy, que interessa ao Atlético, está na lista alviverde.
Chegando
Luiz Mário ainda está com os familiares, em Belém. Por isso, sua chegada será atribulada – há poucos vôos, ainda mais no período de férias, entre o Pará e o sul do Brasil. A expectativa é que ele chegue a Curitiba amanhã. ?Já foi tudo acertado, e estou muito feliz de ter fechado com o Coritiba e jogar mais uma Libertadores?, comentou o atacante, em entrevista à rádio CBN.
O jogador disse estar ansioso em chegar ao Alto da Glória. ?Fiquei muito satisfeito com o que o professor Lopes falou, e isso me deu mais vontade ainda de chegar e começar a treinar?, afirmou. Luiz Mário, que disputará sua quarta Libertadores (já jogou duas pelo Grêmio e uma pelo Corinthians), recusou propostas do Flamengo, do Cruzeiro e também do União Leiria, de Portugal.
Adriano sem pressa para sair
É novidade ouvir isso de um jogador. Mesmo sabendo que é um dos jogadores mais valorizados do Coritiba, o lateral-esquerdo Adriano não tem pressa em ser negociado para o exterior. Ele prefere ficar no Alto da Glória, pelo menos até a metade do ano, para depois encarar o ?eldorado? europeu – não sem antes carimbar uma vaga na seleção brasileira que disputará as Olimpíadas de Atenas.
Adriano não esconde que esse é seu grande desejo para 2004. ?Eu tive grandes alegrias no ano passado, consegui tudo que planejei. Só espero que este ano seja melhor que o que passou?, resume o lateral. Ele não pode mesmo reclamar de 2003: foi titular da seleção olímpica na Copa Ouro, foi um dos destaques do Coritiba na ótima campanha no Brasileirão e fechou a temporada como titular e campeão mundial com a seleção sub-20, nos Emirados Árabes.
Agora, o sonho é bem claro. ?Estou projetando todos os meus passos pensando nos Jogos Olímpicos?, confessa. A princípio, seu grande concorrente na disputa (que começa hoje, no Pré-Olímpico do Chile) é Maxwell, do Ajax – que é mais experiente e tem mais força física que o jogador coxa. Outro empecilho seria a vontade de Roberto Carlos em disputar as Olimpíadas.
Mas Adriano está confiante. ?O professor Ricardo Gomes me conhece, e espero que ele lembre do meu trabalho?, afirma. Além disso, há a possibilidade do destaque internacional jogando a Libertadores. ?Não é todo mundo que tem a possibilidade de jogar essa competição e quero fazer uma ótima campanha pelo Coritiba?.
Por isso o lateral não se preocupa com o fato de não ser negociado. ?Acho que é muito bom para mim ficar no Coritiba nessa temporada. Vou ser mais valorizado e com mais chances de jogar as Olimpíadas?, confirma Adriano, que estreou na segunda ,seu visual ?Frajola? – ele desenhou o felino dos desenhos animados na nuca.
O presidente Giovani Gionédis confirmou propostas para Adriano e também para outras duas revelações do Cori. ?Não procuraram só ele, mas o Marcel e o Danilo?, conta.
De volta – O volante Reginaldo Nascimento chegou a Curitiba na manhã de ontem, e à tarde se integrou ao elenco alviverde. Ele ainda está sem contrato, mas realizou os testes físicos e, segundo a diretoria, deve renovar até o final da semana.
Agenda – As avaliações fisiológicas iniciadas ontem seguem hoje, às 9h e às 15h, no CT da Graciosa. O trabalho é supervisionado pelo fisiologista Rodrigo Camargo e pelos fisicultores Manoel dos Santos e José Afonso de Araújo Moura.
Comando – Toma posse hoje, às 19h, a diretoria do Coritiba para o biênio 2004/05. Giovani Gionédis assume o segundo mandato, tendo Domingos Moro como vice-presidente, André da Costa Ribeiro como secretário e Evangelino da Costa Neves como membro da diretoria executiva.
Negociando – Willians, que foi dispensado no final da temporada passada, ainda está em Curitiba. O volante diz estudar propostas do futebol do exterior.