O Coritiba está por um triz entre os quatro primeiros colocados da Série B. Tudo porque manteve a rotina dos últimos cinco jogos, foi até Itu, jogou mal mais uma vez e perdeu para o Ituano por 2 a 1. Com o resultado, o time ainda se mantém na quarta colocação, mas depende de outros resultados para continuar no G4. O próximo compromisso do Alviverde, na eterna busca da reabilitação, será sexta-feira que vem, em casa, contra o Santo André.
Se a missão não era fácil, também não era das mais difíceis. Vencer o Ituano no interior de São Paulo já foi mais complicado em outros carnavais. Não este ano. Lá, na Série B, o time do empresário Oliveira Jr. simplesmente não ganhou de ninguém. Ou melhor, não tinha vencido ninguém. O reflexo dessa péssima campanha é a ridícula média de 277 pagantes por jogo e a zona do rebaixamento. Mas o Coritiba parece estar disposto a ressuscitar cadáveres.
No péssimo gramado do Novelli Jr., o Alviverde começou a partida como terminou as anteriores. Errando demais e concluindo muito mal. Se não bastasse isso, a defesa falhou, por cima e por baixo. No primeiro gol, após escanteio da esquerda, Artur saiu mal e Toninho cabeceou com precisão. Não demorou muito para Egídio voltar a falhar, como já tinha falhado em outros jogos. Furou feio e deixou a bola para Cris encobrir o arqueiro Coxa. Ainda bem que Henrique foi ao ataque, tabelou com Caio e chutou no canto para diminuir o marcador e conter o ímpeto do Galo de Itu.
O que parecia um prenúncio de um jogão ficou apenas no bumba-meu-boi do meio-de-campo e nada mais aconteceu. ?Temos que virar esse jogo de qualquer maneira?, detonou o zagueiro Batatais. O técnico Paulo Bonamigo resolveu atender o pedido do capitão e trocou o apagado Cristian pelo centroavante Hugo. ?Estamos perdendo demais a bola na frente e precisamos ter mais presença na área?, justificou o treinador. O problema é que a bola continuou não chegando na área e Hugo só foi acionado quando saiu de onde deveria estar.
Como Roberto Fernandes encheu o time de defensores, ficou praticamente impossível empatar. O time foi rondando o gol de André Luís, mas, tirando alguns lances de longe, só um chute de Caio que o arqueiro salvou no rodapé. Muito pouco para quem quer voltar à primeira divisão. A vergonha só não foi maior porque Gílson perdeu um gol na pequena área, sem goleiro e sem nenhuma pressão. Agora, o time retorna para Curitiba torcendo para Paulista, América-RN e Paysandu não vencerem seus jogos hoje pra não despencar mais na Segundona.
Ninguém sabe explicar o que acontece
?Já passou da hora de tirarmos o Coritiba dessa situação?. As palavras são do zagueiro Batatais que, apesar de tentar, resume o espírito de quase todos na equipe. Ou seja, ninguém sabe explicar o que acontece com o ?campeão de inverno? nos últimos seis jogos, quando somente dois pontos foram conquistados. ?Não deu, não tem muita explicação.
O time começou bem, mas infelizmente, tomou os gols e deu uma desequilibrada?, apontou o meia Batatinha, que entrou na segunda etapa.
Para o técnico Paulo Bonamigo, o Coxa atuou os primeiros 15 minutos disperso demais e deu a chance para o adversário fazer os gols.
?Nós colocamos homens mais altos no primeiro pau para neutralizar uma jogada forte do Ituano, sabíamos que seria um jogo muito difícil de colocar a bola no chão e nós tínhamos que ser eficientes justamente nesses detalhes?, analisou. Bona diz que era jogo com cara de Série B, mas sua equipe não soube atuar dessa forma. ?Mesmo fazendo um gol, não tivemos imposição técnica quando o adversário ficou administrando o tempo?, disse.
Hoje e amanhã, o elenco ganha folga e retorna aos trabalhos na segunda-feira no CT da Graciosa. Para o confronto contra o Santo André, Bona já adiantou que deverá mudar a equipe.
O atacante Jéfferson se recuperou de uma lesão muscular e está à disposição. Da mesma forma William, que foi preservado na partida de ontem, também pode retornar. A torcida, nada contente, promete mais protestos na chegada da delegação em Curitiba e na partida de sexta-feira no Couto Pereira.
Comemoração
Broncas à parte, a torcida organizada Império Alviverde festeja hoje 29 anos de fundação com shows de reggae (Namastê) e pagode (No S?Tillo), além de muito pancadão no Espaço Callas, no Rebouças. O ingresso masculino custa R$ 20,00 e o feminino, R$ 15,00, que dão direito a uma camiseta comerativa.
O festerê começa às 21h.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
26.ª Rodada
Local: Novelli Jr. (Itu)
Árbitro: Wágner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: José Cláudio Paranhos (RJ) e Nalcy José da Silva (RJ)
Gol: Toninho aos 9, Cris aos 14 e Henrique aos 15 do 1.º tempo
Cartão amarelo: Juliano, Ânderson Gomes, Tobi, Toninho, Thiago
Renda: não divulgada
Público pagante: não divulgado
Público total: não divulgado
Ituano 2 x 1 Coritiba
Ituano
André Luís; Rafael Tesser, Erivélton, Toninho e Thiago; Adriano, Róbston (Moradei), Paulo Santos (Tobi) e Juliano; Moré (Gílson)e Cris. Técnico: Roberto Fernandes
Coritiba
Artur; Luís Paulo, Henrique, Batatais e Ricardinho (Andrezinho); Egídio, Paulo Miranda, Jackson (Batatinha) e Cristian (Hugo); Caio e Ânderson Gomes. Técnico: Paulo Bonamigo