Valquir Aureliano / GPP |
Nunes se afirmou com a boa continua após a publicidade |
"Já alcançamos nosso primeiro objetivo". O técnico Antônio Lopes não consegue esconder a satisfação com o momento do Coritiba.
Mesmo que sofra ainda com a instabilidade, o time conseguiu mostrar no período de uma semana o melhor rendimento da temporada – na vitória sobre o Náutico (3×0), pela Copa do Brasil, e no segundo tempo da virada sobre o Paraná, quarta, em Maringá. A boa atuação não levou somente à vitória, mas fez o Coxa terminar a primeira fase do Campeonato Paranaense com a melhor campanha e garantindo a vantagem até as semifinais.
Isto porque o time chegou aos 31 pontos, e caso elimine (mesmo empatando e vencendo nos pênaltis) o Francisco Beltrão no jogo de domingo, às 19h, no Pinheirão, nem Iraty (28) nem Adap (20), que seriam possíveis adversários na semifinal, alcançariam o Cori. Desta maneira, a classificação nas quartas-de-final já programam a equipe, que jogaria a partida de ida da terceira fase na quarta, às 16h, em Irati ou em Campo Mourão, e a volta no final de semana, no Pinheirão.
Por mais que os jogadores do Coritiba não quisessem falar sobre as vantagens antes do clássico contra o Paraná, depois o assunto virou ‘moda’. "É importante, pois estamos perto de conquistar o direito de decidir o campeonato em casa", comenta o zagueiro Alexandre – por mais que a casa seja o Pinheirão e não o Couto Pereira. Para ter o benefício, o Cori precisa chegar à final com mais pontos que o adversário. "Por isso este passo é importante. Nós abrimos o nosso caminho", resume o atacante Luís Carlos.
O "Bombeiro" e seu companheiro de ‘brincadeira’ Nunes foram os destaques do Coritiba na última partida no Willie Davids. Se na vitória sobre o Rio Branco eles se redimiram, os gols no Paratiba fizeram com que eles (principalmente Nunes) se afirmassem no elenco alviverde. "É muito importante. Ganhamos dois jogadores para esta reta final, opções interessantes", festeja o Delegado, que apontou a movimentação do camisa 9 coxa como decisiva para a virada no segundo tempo do clássico. "No momento em que ele acertou o posicionamento, fomos para cima, viramos, marcamos três e poderíamos ter marcado ainda mais", comenta Lopes.
E se o treinador do Cori gostou do que viu nas últimas partidas, agora ele exige seriedade para o que vem pela frente. "A primeira fase já passou. O interesse agora é passar pelo Francisco Beltrão e atingir nosso segundo objetivo, que é ser um dos quatro semifinalistas do paranaense", comenta Antônio Lopes. "Não podemos mudar nosso estilo. Foi assim, lutando muito e fazendo nossa parte dentro de campo, que conseguimos terminar esta fase com a melhor campanha", finaliza Alexandre.
Lopes já tem análise tática do Beltrão
O técnico Antônio Lopes não perde tempo. Antes mesmo de conhecer o futuro adversário nas quartas-de-final, o Delegado já orientou seus olheiros a acompanharem alguns possíveis rivais. Assim, o Francisco Beltrão, time que o Coritiba enfrenta domingo no Pinheirão, já é conhecido pela comissão técnica alviverde – e Lopes chegou a fazer uma crítica pontual ao time do Sudoeste.
A trupe de olheiros do Coritiba teve um emissário em Francisco Beltrão. "O Cláudio (Marques, ex-joagdor coxa e hoje observador técnico) assistiu a duas partidas deles lá no interior", comenta Lopes, que se arrisca a analisar o rival de domingo. "Eles têm um time muito forte, que viveu uma fase boa na metade da primeira fase, e que por isso tem que ser encarado com muito cuidado pelo Coritiba", avalia.
O Delegado diz, inclusive, que o adversário poderia ter chegado mais longe. "Na partida que eu vi deles, que foi aquela contra o Atlético (3×2 para o Rubro-negro), eles encararam a partida como ganha, exageraram na soberba e acabaram perdendo. Acho que isto serviu como lição", afirma Antônio Lopes, que já recebeu três relatórios técnicos e dois vídeos do Beltrão.
Com tais declarações, o treinador alviverde deixa claro que não pretende ver uma equipe desatenta no Pinheirão. "Vamos precisar contar com todas as nossas forças para passar por mais este difícil jogo", garante Lopes, que deve fazer apenas uma alteração na equipe que venceu o Paraná – o retorno de Miranda, que estava suspenso, para a defesa, com a provável saída de Alexandre. Outra mudança que pode acontecer depende do departamento médico: Márcio Egídio será avaliado hoje para saber se terá condições de jogar no final de semana.