O tempo está se esgotando e o Coritiba não dá mostras de que vai conseguir se classificar para a primeira divisão do ano que vem. Ontem, voltou a apresentar um futebol ruim e completou oito jogos sem saber o que é vencer na Série B. Com a derrota para o Ceará por 2 a 0, no Presidente Vargas, o Alviverde caiu para a sexta colocação. O próximo compromisso será o Marília, às 16h de sábado, no Couto Pereira.
Com a batata assando na dureza da Segundona e vendo a cabeça do técnico Paulo Bonamigo a prêmio por setores do Coritiba, os jogadores resolveram se reunir e aparar as arestas. A idéia era conquistar a vitória e salvar a pele de Bona e deles mesmos, já que o elenco também poderia ser atingido por uma degola. O problema era pegar justamente o empolgado Ceará. Apesar dos salários atrasados, o time de Fortaleza vem fazendo uma boa campanha no segundo turno e luta bravamente para fugir da zona do rebaixamento.
A prova foi um primeiro tempo em ritmo alucinante. Para a equipe da casa. Mesmo com uma boa chance perdida por William no início da partida, foi o Vozão que poderia ter feito um, dois, três ou mais. O ex-coxa Vinícius cabeceou no travessão, o meia Ley acertou o poste direito e o goleiro Artur ainda teve que se desdobrar para defender sua meta. As respostas, quando havia, eram muito lentas e os chutes não assustaram o goleiro Adílson.
?A partir do momento que acertarmos o último passe sai o gol?, projetava o volante Paulo Miranda. O mesmo pensamento teve o atacante William, apesar do sufoco. ?É só a gente corrigir o passe e sair com maior velocidade?, receitou. Por sua vez, Bona resolveu trocar o cansado Carlão por Ricardinho. ?Vamos procurar corrigir o erro de posicionamento, marcar um pouco melhor e segurar a bola?, pediu o treinador.
Pediu, mas parece que os jogadores não ouviram. Não demorou muito para Batatais derrubar Vavá na área. Além do pênalti, o zagueiro foi expulso. Resultado: Vinícius cobrou e marcou. A zica era tão grande que o atacante William se chocou com um adversário e saiu de campo com suspeita de fratura no pé esquerdo. Porém, parece que o gol acordou o Coxa, que foi para cima e passou a pressionar o Ceará. Com Cristian e Edu Sales, as chances surgiram, mas a mesma falta de qualidade dos últimos jogos nas finalizações assombrou os jogadores e consagrou o goleiro Adílson. A pá de cal veio com Vavá, que aproveitou um escanteio da direita e nem precisou subir para cabecear e decretar a vitória.
Diretoria garante que Bonamigo fica
A diretoria garante e o técnico Paulo Bonamigo fica no comando do Coritiba na sequência da Série B. Mesmo com a derrota para o Ceará por 2 a 0, ontem, no Presidente Vargas, o treinador não entregou o cargo nem as pressões de setores do próprio clube foram suficientes para derrubar o profissional. ?Têm profissionais dentro do clube que podem avaliar o meu trabalho e não sou eu que posso falar sobre o meu futuro?, disse o comandante alviverde.
De acordo com Bona, está sendo dado o máximo, apesar de 8 jogos sem vitória e a queda para a 6.ª colocação na classificação. ?Os resultados não estão aparecendo, mas estou com o grupo, que está fechado comigo. Infelizmente, nós somos muito cobrados pelo resultado final?, avalia o treinador. Ele garante que está com a consciência tranqüila e aposta na classificação para a primeira divisão. ?Acredito mais do que nunca que vamos chegar no nosso objetivo?, aponta. Ele agradeceu o apoio do presidente Giovani Gionédis, que garantiu a permanência do técnico no Coxa. ?Estou preparado para o enfrentamento. Não sou de fugir de projeto, de me acovardar. Sei que muita gente quer tumultuar o ambiente e vem, justamente, de uma política interna muito forte?, analisa. O Coxa volta a atuar no sábado contra o Marília.
O zagueiro Batatais, expulso, e o meia Caio, com 3.º cartão amarelo, estão suspensos. Já o atacante William saiu de campo com suspeita de fratura no pé esquerdo e também deve ficar fora. Em compensação Henrique e Ânderson Gomes estarão de volta. Hoje, o elenco retorna de Fortaleza e trabalha à tarde no CT da Graciosa.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
28.ª Rodada
Local: Presidente Vargas (Fortaleza)
Árbitro: Fernando Rogério de Oliveira Assunção (AL)
Assistentes: José Jaime Rocha Bispo e Ticiana de Lucena Falcão Martins (AL)
Gol: Vinícius aos 13 e Vavá aos 41 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Carlão, Arlindo Maracanã, Caio, Preto
Expulsão: Batatais
Renda: R$ 141.540,00
Público pagante: 14.160
Público total: 16.410
Ceará 2 x 0 Coritiba
Ceará
Adílson; Arlindo Maracanã, Clécio, Preto e Sérgio (Paulinho); Léo, Leanderson, Thiago Almeida (Marcelo Lopes) e Ley (Clodoaldo); Vinícius e Vavá. Técnico: Dimas Filgueiras
Coritiba
Artur; Luís Paulo (Andrezinho), Índio, Batatais e Carlão (Ricardinho); Rodrigo Mancha, Paulo Miranda, Jackson e Cristian; Caio e William (Edu Sales). Técnico: Paulo Bonamigo