Foto: Valquir Aureliano/O Estado
Marcelo Batatais e Alberto marcaram na vitória de ontem e comemoraram com os companheiros.

O ataque finalmente desencantou e, com dois gols do estreante Alberto, o Coritiba venceu a Portuguesa por 3 a 0, ontem à tarde, no Couto Pereira. Foi a segunda vitória coxa-branca na Série B do campeonato brasileiro, levando o time do Alto da Glória a sete pontos e à terceira posição na classificação.

continua após a publicidade

Há muito tempo a torcida não deixava o Couto tão satisfeita. No primeiro tempo, a impressão era de que mais uma vez o Cori decepcionaria a galera. Mas na segunda etapa, as alterações do técnico Estevam Soares deram resultado e o time alviverde deslanchou, marcando três gols em oito minutos.

O Coxa começou a partida pressionando, com Fábio Pinto perdendo duas boas chances. Mas logo passou a esbarrar na forte marcação da Portuguesa, que se fechava atrás, esperando os contra-ataques. Assim, o Cori teve poucas oportunidades de abrir o placar e não conseguiu aproveitar nenhuma delas.

Mas a história foi bem diferente no segundo tempo. Com chutes de longa distância de Jackson e Caio, o Coxa levava perigo ao gol defendido por Felipe. Mas ainda faltava um pouco mais de ousadia ao ataque coritibano e ela veio com as entradas de Anderson Gomes e principalmente Eanes, que foi fundamental para que o Coxa chegasse à vitória.

continua após a publicidade

Em mais um bom chute de Caio, o goleiro da Lusa espalmou para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou e a bola sobrou para Eanes, que bateu rasteiro. A bola desviou em Henrique e sobrou para Marcelo Batatais, que de carrinho balançou as redes lusitanas.

A torcida ainda comemorava quando Eanes foi lançado na direita e fez um cruzamento perfeito para Alberto. O estreante da tarde mergulhou e, de peixinho, fez o seu primeiro gol com a camisa coxa-branca.

continua após a publicidade

O Coxa imprimia um ritmo alucinante e não demorou nem cinco minutos para chegar ao terceiro. Jackson fez bela jogada, passou pela marcação e encontrou Alberto livre na entrada da área. O novo matador alviverde mostrou a que veio e bateu de perna esquerda, sem chances para o goleiro.

Com a vitória garantida, o Cori apenas administrou a vantagem nos últimos minutos, tocando a bola e arrancando aplausos da torcida.

O próximo desafio coxa-branca é o Brasiliense, em Taguatinga, no próximo sábado. Já a Portuguesa, que ainda não venceu na competição, enfrenta o América de Natal, no Canindé.

CAMPEONATO BRASILEIRO ­ SÉRIE B

3.ª rodada

CORITIBA 3 x 0 PORTUGUESA

Coritiba: ­ Kléber; Andrezinho, Henrique, Marcelo Batatais e Ricardinho (Anderson Gomes); Márcio Egídio, Luciano Santos, Jackson e Caio; Fábio Pinto (Eanes) e Alberto (Renan). Técnico: Estevam Soaes.

Portuguesa: Felipe; Bruno, Emerson e Gaúcho; Jackson (Renan), Alexandre, Sandro, Cléber e Leonardo; Diogo (Danilo) e Anderson (Bauer). Técnico: Edinho Nazareth.

Gols: Marcelo Batatais, aos 25?, Alberto, aos 29? e aos 33? do 2.º tempo.

Árbitro: José Acácio da Rocha (SC)     

Assistentes: Fernando Lopes (SC) e Joel Reis Alves Júnior (SC)

Cartões amarelos: Sandro, Emerson (Portuguesa)

Local: Couto Pereira, em Curitiba

Público: 8.831 pagantes (9.771 total)

Renda: R$ 93.895