A torcida alviverde pode respirar um pouco mais aliviada. O Coritiba conquistou ontem a primeira vitória do ano, contra o Paranavaí, por 2 a 1, na casa do adversário.
Em um jogo de dois tempos completamente distintos, o futebol apresentado na primeira etapa bastou para garantir o resultado positivo, que veio com dois gols de Guaru.
As alterações feitas pelo técnico Márcio Araújo deram resultado. Com Rodrigo Mancha jogando como um terceiro zagueiro, o Coxa liberava os laterais Wilton Goiano e Ricardinho para apoiar o ataque. A mudança
deu mais segurança à defesa alviverde, com Índio fazendo uma boa estréia e o volante Márcio Egídio bem na marcação.
No ataque, o Cori também melhorou bastante, com Jackson dando uma nova dinâmica ao setor de criação. Guaru se movimentava bastante e chegava junto com os atacantes Ludemar e Eanes.
O Paranavaí não queria ficar para trás e com a posse de bola também partia para cima. Mas aos 8 minutos de jogo, Jackson sofreu uma falta na intermediária. Guaru pediu para bater, soltou uma bomba e marcou um golaço, acertando o ângulo direito do gol de Márcio Vieira.
Atrás no placar, o Paranavaí partiu para cima e quase chegou ao empate. Após a cobrança de um escanteio, Arthur fez grande defesa. A bola ainda acertou a trave, mas o goleiro coxa-branca ficou com ela e ligou um contra-ataque fulminante. Ricardinho partiu em velocidade pela esquerda e cruzou na marca do pênalti. Guaru estava bem posicionado e fuzilou a meta do time da casa, fazendo 2 a 0 para o Coxa, aos 17?.
A partir daí, atacar era a única alternativa para o Vermelhinho. O técnico Célio Silva sacou o volante André Góis para a entrada do atacante Kauê.
A mudança não mudou o panorama do jogo e o Coritiba continuou criando as melhores chances. Mas o placar da primeira etapa ficou mesmo em 2 a 0 para o Coxa.
?Aos poucos a gente vai aprimorando a parte física e melhorando. O jogo é difícil, 2 a 0 é um resultado perigoso, mas vamos tentar matar o jogo no segundo tempo?, dizia Guaru na saída para os vestiários.
Mas as coisas foram bem diferentes na etapa final. Apostando nos contra-ataques, o time alviverde recuou demais e deu espaços para a pressão
do Paranavaí. Kauê era um tormento constante para a defesa coxa-branca. Aos 20?, ele foi derrubado dentro da área.
O time do interior pediu pênalti, mas o árbitro Evandro Rogério Roman não marcou nada.
A blitz do Paranavaí deu resultado 15 minutos depois. Dodô, que havia acabado de entrar, invadiu a área e passou por Anderson, que fez a falta. Dessa vez, Roman marcou o pênalti, que Tiago bateu bem, sem chances para Arthur.
O gol animou o time da casa, que empurrado pela torcida partiu em busca do empate. E ele quase veio em três cobranças de falta. Na última delas, aos 48?, o goleiro Márcio Vieira se apresentou para a cobrança. Ele bateu bem, mas a bola foi para fora, raspando a trave direita do gol de Arthur.
Com a vitória, o Coxa chega a quatro pontos e está na quarta posição do Grupo B. O próximo desafio alviverde é o clássico contra o Paraná Clube, domingo, no Couto Pereira.
Coxa em paz pro clássico
A tranqüilidade para se preparar para o jogo contra o Paraná Clube foi a conquista mais comemorada pelo elenco alviverde na noite de ontem. A vitória diante do Paranavaí afasta um pouco o Coritiba da crise e dá aos jogadores confiança para encarar o clássico.
Para Márcio Araújo, a postura da equipe na partida de ontem foi a principal novidade apresentada pelo Cori. ?O mais importante foi ter criado um corpo guerreiro que o Coritiba precisa ter. O time está de parabéns por esse espírito, completamente diferente daquele de Bandeirantes?, ressaltou o técnico alviverde.
Mas o time coxa-branca sabe que evoluiu também na parte técnica. ?Aos poucos, a gente vai aprimorando a parte física e ganhando entrosamento também. Com isso, as coisas melhoram bastante?, disse Guaru, o herói coxa-branca da noite, com dois gols.
Outro destaque da partida, o estreante Índio também reconhece a evolução do futebol alviverde, mas diz que o grupo ainda tem muito a melhorar. ?Ganhamos apenas uma partida. É importante, mas temos que melhorar muito ainda. Temos que ter humildade e saber que esse foi apenas o primeiro passo?, pede o zagueiro.
CAMPEONATO PARANAENSE
1.º turno 3.ª rodada Grupo B
Gols: Guaru, aos 8? e aos 17? do primeiro tempo. Tiago (pênalti), aos 35? do segundo tempo.
Árbitro: Evandro Rogério Roman.
Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Emerson Guilherme Souto.
Cartões amarelos: Anderson, Ludemar, Ricardinho, Márcio Egídio, Iverton, Índio (Cori), Márcio Vieira, Vitor, Ethiê, Tanaka, Tiago, Valber (ACP).
Público: 5.822 pagantes (6.036 total).
Renda: R$ 29.905,00.
Local: Waldomiro Wagner, em Paranavaí.
PARANAVAÍ x CORITIBA
Paranavaí
Márcio Vieira; Vitor, Vagner, Neilor e Daniel Gil; Tanaka, André Góis (Kauê), Rafael Pulga e Ethiê (Valber); Alan (Dodô) e Tiago. Técnico: Célio Silva.
Coritiba
Arthur; Anderson, Rodrigo Mancha e Índio; Wilton Goiano, Márcio Egídio (Iverton), Jackson, Guaru e Ricardinho; Ludemar e Eanes (Julinho). Técnico: Márcio Araújo.