Foto: Celso Luiz/Diário do Grande ABC
Caíco teve dificuldades pra organizar as jogadas em Santo André.

Desde que o técnico René Simões assumiu o comando da equipe, o Coritiba vem se caracterizando como time de pijama. Vence em casa e perde ou apenas empata quando viaja. Ontem, não foi diferente. Jogando mal, sonolento e com um jogador a mais na maior parte do 2.º tempo, o Alviverde não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Santo André. E não fossem duas boas defesas de Edson Bastos, a vaca teria ido para o brejo. Com o resultado, o Coxa caiu para a 4.ª posição na Segundona e continua mal de artilharia.

continua após a publicidade

Sem marcar, o ataque do Coritiba não nega ser um dos piores da Série B (só é melhor do que Ipatinga e Fortaleza entre os 20 clubes, para se ter uma idéia). Contra o Santo André, foram necessários 60 minutos para o goleiro Júnior Costa fazer uma mísera defesa, num cabeceio de Gustavo. Antes disso, quase nada. Algumas bolas próximas e nada demais. Lento, perdido taticamente com Ânderson Lima se revezando entre a zaga e a lateral e Pedro Ken flutuando entre a ala e o meio. Alguma produção? Pouca, em meio a um time lento e individualista.

Salvação

A coisa só não ficou feia porque Edson Bastos fez duas grandes defesas e salvou a meta alviverde de tomar o gol. O mesmo aconteceu num petardo de Luciano Bebê, que explodiu na trave e mostrou que a sorte estava com o Coxa. Até porque o zagueiro Cesinha mostrou toda a sua limitação técnica ao fazer uma falta violenta no meio-de-campo e levar o vermelho. Com um a mais, René Simões mandou a equipe para frente enquanto o Santo André tentava se defender, e com Marcelinho Carioca mostrando ser apenas uma caricatura do que já foi.

Mas o Coritiba não tinha nada com isso e foi para cima com Keirrison, Chumbinho e Caio. O time de René passou a pressionar mais, as chances começaram a surgir, mas a pontaria continuou não ajudando. A vontade de carregar a bola demais também não ajudava o Alviverde na busca do gol. No final, Ânderson Lima ainda cobrou uma falta, mas o goleiro Júnior Costa segurou com tranquilidade e garantiu o 0 a 0. Agora, o Coxa se prepara para enfrentar o Barueri, sábado, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

René fica decepcionado com fraca atuação

A feição do rosto do técnico René Simões não era nada boa após a partida contra o Santo André. Não era para menos. Insatisfeito com a produção da equipe, ele lamentou demais a chance de vencer fora de casa um adversário acuado e com um jogador a menos. ?Jogando

continua após a publicidade

com um a mais, tem que abrir, tem que jogar pelos lados, dar dois toques na bola, não pode segurar, não pode dar contra-ataque. São coisas que a gente tem que pensar muito?, analisou o treinador do Alviverde.

Frustrado, ele viu o Coxa perder 2 pontos no ABC paulista com o empate por 0 a 0 contra o Ramalhão. ?Se você for olhar a tabela, a posição em que a gente está não é ruim, mas pelo jogo, era para três pontos. Desde o início a gente viu isso, principalmente quando entrou o Marcelinho porque ficou melhor para a gente ainda?, apontou.

De qualquer forma, ganhar um ponto fora foi o consolo para ele. ?Agora, no campeonato de pontos corridos, o ideal é a vitória sempre?, disse.

De qualquer forma, René assumiu a responsabilidade pelo fraco futebol apresentado por sua equipe contra o Santo André. ?As coisas não saíram como deveriam sair e isso é o treinador, e o treinador tem a obrigação de fazer com que as coisas aconteçam. Se não aconteceu, o treinador é que não foi bem?, apontou.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B

12.ª Rodada

Santo André 0 x 0 Coritiba

Santo André

Júnior Costa; Alexandre, Cesinha, Douglas e Betão (André Luiz, 18 do 2.º); Fernando, Ramalho, Bruno e Luciano Bebê; Jônatas (Marcelinho Carioca, 1 do 2.º) e Fábio Luís (Leandrinho, 31 do 2.º).

Técnico: Sérgio Soares

Coritiba

Edson Bastos; Ânderson Lima, Henrique, Leandro e Douglas Silva; Careca, Pedro Ken, Caíco (Chumbinho, 24 do 2.º) e Marlos (Caio, 31 do 2.º); Ânderson Gomes (Keirrison, 1 do 2.º) e Gustavo.

Técnico: René Simões

Local: Bruno José Daniel (Santo André)

Árbitro: Marco Antônio Martins (SC)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)

Cartão amarelo: Ânderson Lima, Ramalho, Henrique, Luciano Bebê, Chumbinho

Expulsão: Cesinha