O Coritiba foi o dono do Atletiba 365 da história. Eficiente, o time coxa-branca voltou a jogar bem e, com a vitória convincente por 2×0 sobre o Atlético, domingo (20), na Arena da Baixada, se recuperou no Campeonato Paranaense, chegou aos 17 pontos e tem chances ainda de terminar a primeira fase na segunda posição. Se de um lado o técnico Gilson Kleina ganhou sobrevida à frente da equipe alviverde, o técnico Paulo Autuori terá muito trabalho para arrumar o Rubro-Negro para a sequência do Estadual.
No duelo do melhor ataque contra a melhor defesa do Campeonato Paranaense, o Coritiba foi superior ao Atlético no primeiro tempo. Mais organizado e mais consistente, o time coxa-branca criou a primeira grande chance aos 5 minutos. Juan, pela esquerda, cruzou, mas a cabeçada de Negueba parou na grande defesa do goleiro Weverton. O Verdão, mais perigoso, chegou perto de fazer o primeiro, mas depois da jogada de Ceará, Alan Santos cabeceou e o arqueiro atleticano fez outra boa defesa.
O Coxa continuou melhor em campo e, um minuto depois, Kléber fez boa jogada, Negueba arriscou de fora e quase acertou o ângulo de Weverton. Aos 20, na boa trama coxa-branca pela esquerda, Negueba fez boa jogada, Juan bateu cruzado e, depois do rebote de Weverton, Kléber se atrapalhou.
Eficiente na marcação, o Coritiba não dava espaços para o Atlético. O Furacão, com Vinicius pouco inspirado na criação, tinha em Walter sua grande esperança de furar a defesa coxa-branca. Mas a equipe alviverde continuou criando as melhores chances. Aos 33, após cobrança de escanteio, Alan Santos desviou e Kléber perdeu na pequena área. Na única chance do Rubro-Negro, Walter cruzou, a defesa parou e Pará cabeceou para fora a última chance antes do intervalo.
Segundo tempo
Com mais movimentação, mas ainda sem eficiência ofensiva, o Atlético continuou com dificuldades. A primeira grande chance da etapa final foi do Coxa. Kléber fez a jogada pela esquerda, Alan Santos arriscou de fora e a bola saiu por pouco. O Furacão respondeu com Vinícius tocou para Marcos Guilherme, dentro da área. Mas ao invés de chutar, tentou o passe e perdeu bom lance.
A primeira polêmica do clássico veio aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio, Paulo André tentou cortar e colocou a mão na bola dentro da área, mas nada foi marcado. Melhor em campo, o time coxa-branca conseguiu abrir o placar aos 28 minutos. Negueba, grande destaque do jogo, fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para o garoto Thiago Lopes, que aproveitou a falha defensiva do Furacão e marcou de cabeça.
O Atlético, desorganizado em campo, apesar das entradas dos atacantes Giovanny e André Lima, não conseguia efetividade no ataque. Melhor para o time alviverde. Aos 30, Negueba cruzou e Juan, livre na área, desperdiçou grande chance. O clássico ficou aberto e ganhou em emoção. Aos 37, Vinícius fez boa jogada e foi derrubado na área por Eduardo. Juan cobrou com perfeição e ampliou. Na sequência, para piorar a situação do time atleticano, André Lima foi expulso. Restou ao Verdão continuar controlando a partida e garantir a vitória no primeiro Atletiba de 2016.
Uma grande vitória! Veja a opinião de Mafuz sobre o Atletiba!