Atlético e Coritiba seguem dominando a preferência dos torcedores em Curitiba. Segundo um levantamento da Paraná Pesquisas, realizado entre janeiro e novembro de 2012, com 15.034 pessoas, o Furacão conta com 22,55% da preferência dos torcedores, contra 21,54% do Coxa. Um empate técnico, se considerar a margem de erro, entre 1% e 3%. Os dois só ficam atrás daqueles que não torcem pra nenhum clube – 29,53%.
Na última pesquisa, realizada em 2008, o Rubro-Negro contava com 24,60% dos torcedores – uma queda de mais de 2% -, enquanto o Alviverde tinha 21,29% da preferência – aumento de 0,25%. Para o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, esta queda na diferença está ligada ao desempenho das equipes em campo. “Nós vemos esses números como uma tendência. Os resultados são consequência do que foi apresentado nas últimas campanhas do Coritiba e do Atlético. Desde a queda pra Série B, em 2009, houve uma mobilização entre clube e torcida, o que gerou um impacto emocional nos nossos torcedores”, afirmou ele.
Já de acordo com o vice-presidente do Atlético, João Alfredo Costa Filho, houve algum tipo de erro na pesquisa, uma vez que torcedor não muda de time. “Quem é torcedor não muda de time e, diferente do resultado da pesquisa, somos bem mais marcantes em Curitiba. De repente onde foi feita a enquete tenha tido uma diminuição da torcida do Atlético”, declarou.
Mas, apesar do equilíbrio, o Furacão ainda leva vantagem na maioria das divisões dos torcedores. 24,04% contra 22,61% no masculino e 21,21% contra 20,57% no feminino. Além disso, a torcida atleticana se caracteriza por ser mais jovem. Enquanto o Coxa leva vantagem na escolha de torcedores entre 45 e 59 anos (21,31% contra 19,12%) e acima de 60 anos (23,33% contra 16,76%), o Rubro-Negro é maioria em todas as outras categorias. A maior diferença está entre 16 e 24 anos, com 30,42% dos torcedores adeptos do Atlético, contra apenas 23,59% de coxas-brancas.
A principal divisão está nas regiões de Curitiba. De acordo com a pesquisa, a capital paranaense foi divida em nove regiões, nas quais o Atlético vence em seis e o Coritiba apenas em três. Porém, o domínio verde e branco se encontra em bairros com maior poder aquisitivo, como Batel, Bigorrilho, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Santa Felicidade e Tingui, enquanto a maioria do Furacão se encontra em regiões mais afastadas, como Ganchinho, Sítio Cercado, Umbará, Fazendinha e Xaxim.
Pesquisa disponibilizada pela Gazeta do Povo.
Colaboraram Luiz Ferraz e Rafael Nascimento.